domingo, 16 de janeiro de 2011

Responsabilidade

Responsabilidade é algo que todos exigem dos outros mas, por vezes, não possuem. Não possuem ou não assumem também. Isso acontece pelo simples fato de ser difícil enxergar as próprias falhas. Mais difícil ainda é assumi-las.

Mediante esta situação, o ser humano age de uma forma costumeiramente conhecida: culpar o outro. Não há jeito mais fácil de fugir disso do que simplesmente jogar sobre os ombros de qualquer pessoa algo que você tem alguma responsabilidade.

O pior é que existe quem faça isso apenas com os erros. Se algo deu certo, aí sim, chama para si o ato. Mas, se algo não funcionou, simplesmente não foi por culpa da pessoa. Foi de qualquer um, até do Papa, mas não dela. Algo infatil de se fazer.

Infantil, mas comum. Somos tão acostumados a tentar ser perfeitos, a não se permitir errar, que qualquer deslize nós não admitimos. Infelizmente, o mundo anda assim. Isso pode ser reflexo de um lugar onde você é cobrado constantemente, desde o trabalho até o namoro, por resultados.

Sim, até o relacionamento deixou de ter o emocional, o sentimento. Se em tanto tempo você não conseguir aquilo que a outra pessoa do casal deseja, se inicia uma série de cobranças. Parece que você é obrigado a bater metas para que, desta forma, o namoro siga firme.

Talvez, se as pessoas se permitissem errar, assumem os erros e soubessem perdoar os erros do próximo, não viveríamos uma vida tão estressante. Afinal, não somos perfeitos. Há de se perdoar falhas porque também falhamos ou iremos falhar em algum momento de nossas vidas.

"You can only blame your problems on the world for so long
 Before it all becomes the same old song"
[Fall Out Boy - The (Shipped) Gold Standard]

Um comentário:

  1. Isso me faz lembrar uma citação de um grande filósofo da era moderna.

    "A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!" - de Homer J. Simpson.

    ResponderExcluir