quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Decepção

Notícias correm rápido. No boca a boca, a popular 'rádio peão', fiquei sabendo de um fato e fui consultar minhas fontes para apurar melhor, como manda a profissão. Após as declarações sobre o ocorrido me bateram alguns sentimentos.

Senti pena, tristeza, e o principal, decepção. Engraçado que este último sentimento foi diferente do habitual. Foi uma 'decepção de professor'. Sabe quando você passa um longo tempo tentando ensinar alguém e após isso percebe que nada mudou? É isso.

Como um 'mestre' que passa tudo que aprendeu ao aluno. Mostra os obstáculos, alerta sobre tudo mas, no fim, foi tudo em vão. Você percebe que as suas palavras não adiantaram de nada. Aquela pessoa ainda continua a mesma de antes de todas as lições. Talvez até pior.

Nessa hora que eu penso que o ditado 'não se ensina truques novos a um gato velho' é verídico. Minha decepção e tristeza, entretanto, não são pela pessoa ter preferido não absorver nada. É pelo longo tempo perdido tentando ensinar algo e ter tido a esperança de algo foi aprendido. Sentir que foi um duradouro esforço em vão.

Agora, eu tenho que me apegar aos conselhos que me deram. Felizmente ou infelizmente, não sou eu mais quem tem que passar ensinamentos. O 'problema' não é mais meu então não tenho que me preocupar. Mas, ainda sim, ainda fica um pouco de decepção e tristeza. Talvez, se ainda tivesse auxiliando, poderia ter sido diferente. Talvez, mas para a vida não existe o talvez. Eu tenho que parar de pensar nisto.

"Não devia ter me empenhado tanto em você
 Podia ter resistido mais"
(Dead Fish - Old Boy)

2 comentários:

  1. As vezes é preciso esquecer o passado para se ter um futuro... #ficadica

    ResponderExcluir
  2. Esquecer o passado não digo, até porque você tira lições importantes do passado para não repetir erros no futuro. O certo é você não se prender ao passado para ter um futuro e, quanto a isso, estou fazendo e bem. Abraço!

    ResponderExcluir