terça-feira, 13 de setembro de 2011

Não é só aqui

Tudo bem que o Brasil é quase uma pátria-mãe da corrupção no mundo. Vemos escândalos brotarem na mídia quase que semanalmente e, como sempre, somem sem muitas conclusões, culpados e condenações. Mas, não é só aqui que estão estourando estes casos.

Por incrível que pareça, a França, berço da democracia, terra da liberdade, igualdade e fraternidade, enfrenta uma onda de acusações de recebimentos de propinas para financiamento de campanhas eleitorais de candidatos do passado.

Segundo a matéria do jornal 'Le Monde', Robert Buorgi, conselheiro oficioso de Nicolas Sarkozy, afirma que Jean-Marie Le Pen (ex-presidente da Frente Nacional), Dominique de Villepin (ex-primeiro-ministro) e Jacques Chirac (ex-primeiro-ministro e presidente) receberam dinheiro de políticos africanos.

O caso tem ganho dimensão na mídia francesa uma vez que envolve três dos principais nomes da política do País. Buorgi sofrerá processos por parte de todos. Eles o acusam de difamação e exigem provas do recebimento de proprinas.

O prórpio Buorgi disse que não possui provas, mas que esteve presente em entrega de malas com dinheiro vindas dos presidentes do Gabão, Senegal, Burquina Fasso, Congo-Brazzaville e Costa do Marfim. Todas nações são ex-colônias francesas.

Por outro lado, os políticos acusam Buorgi de ser um funcionário à serviço de Sarkozy e falam como se o atual presidente francês quisesse enfraquecer a força dos partidos rivais. A verdade é que sabemos que lá, diferente de cá, as coisas funcionam. Se houver algo, será descoberto e os responsáveis punidos. Já aqui, eles seguem comandando o País sem que nada aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário