terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Grécia ficará no Euro?

Após quase 11 anos presente a Zona do Euro, a Grécia pode deixar de ser membro do bloco europeu. De acordo com o jornal Kathimerini. um referendo pode ser feito como uma forma de fortalecer o governo na crise da dívida na zona do euro ou abandonado a moeda única.

Desde 2008, quando a crise de crédito atingiu o mundo inteiro, a Grécia vem cambeleando acomo um boxeador que recebeu um cruzado certeiro na cabeça. Enquanto países como Portugal, Irlanda e Espanha ainda conseguem lutar contra o problema econômico, a Grécia vai aumentando o rombo.

Os ministros dos países do Euro quebram a cabeça para achar soluções para salvar o País, mas isso tem sido cada vez mais difícil. O segundo pacote, negociado em julho, já dá sinais que não será suficiente para amenizar a crise grega.

Segundo o Kathimerini, o primeiro-ministro grego, George Papandreou, resistiu por muito tempo a ideia do referendo, mas agora acredita que uma votação poderia trazer um novo fôlego ao governo socialista para continuar com as medidas de austeridade apoiadas pelos credores internacionais.

A atitude da Grécia em fazer o referendo pode significar uma ameaça ao Euro. Se o País deixar o bloco e retornar ao dracma, ele poderia declarar a moratória. Dessa forma, deixar de pagar os juros das dívidas ou pressionar os credores a aceitar pagamentos menores e perdoar parte da dívida.

De acordo com a BBC Brasil, a atitude iria estimular países como Irlanda e Portugal a fazerem o mesmo. Isso significaria um aumento de custos para empréstimos tomados pelos países menores da União Europeia, sendo que alguns deles já sofrem para manter seus pagamentos em dia.

Se Irlanda e Portugal seguissem o caminho do calote, os bancos que lhes emprestaram dinheiro seriam afetados, o que elevaria a demanda por fundos do Banco Central Europeu. Um calote grego iria carregar a economia europeia ladeira abaixo.

A adoção do pacote econômico único, com a adoção de uma moeda só, parecia ser uma grande ideia. Uma força econômica que bateria de frente com o dólar. Talvez, se o bloco do Euro fosse formado pelos países que mantém seus gastos sem custos além do alcance, sim.

O que a Grécia fez é absurdo. Após entrar no Euro passou uma década gastando mais do que podia, estourando o orçamento. Após a crise, eles se afundaram em enormes dívidas e agora o Euro que se vire para ajudar. Ajudar é ruim, não ajudar é pior. O negócio é continuar com o malabarismo econômico para ver se os gregos conseguirão se recuperar com um novo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário