terça-feira, 6 de setembro de 2011

Hospital e carpintaria

Como os noticiários estão cheios de manchetes bizarras. É francês preso por não fazer sexo com a esposa, americano detido por atacar mulher e se defender dizendo ser um vampiro de 500 anos. Mágico levado em cana na Colômbia por hiptonizar crianças e fazer com que elas tivessem alucinações.

Mas, estamos no Brasil, temos que superar. Que tal você tirar aquela furadeira da Black & Decker do armário para realizar uma...operação na cabeça de alguém? Pois é. Em João Pessoa, na Paraíba, é exatamente isto que vem acontecendo.

De acordo com o médico Ronald Farias, da Associação Médica do estado, é desta maneira que funciona o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Crânios são perfurados com a ferramenta de carpintaria pois o equipamento correto está quebrado a mais de um ano.

Lógico que, além de não ser indicado para este tipo de função, uma cirurgia realizada com a furadeira chega a ter seu tempo aumentado em uma hora. No mais, as mesmas reclamações que em outros hospitais: falta de macas, condições desumanas e até a sala de repouso dos profissionais foi extinta.

Agora, onde está a vergonha na cara dos governantes perante a esse descaso com a saúde pública? Ao invés de se gastar dinheiro com aumento do próprio salário, festas e outras coisas supérfulas, eles deviam olhar para quem os elege.

Apesar de morar em SP e ter a 'sorte' de poder ter um convênio médico, não faz com o que eu me acomode e não fique indignado com o SUS e os absurdos cometidos com o sistema na Paraíba. É algo vergonhoso e lamentável. João Pessoa quer ser subsede da Copa 2014. Tem certeza disso?

Um comentário: