domingo, 25 de setembro de 2011

Falha dos Chili Peppers

Voltando para casa após uma surpreendente e animadíssima noite de sábado. Aniversário, surpresas e muita festa! Esse foi o resumo do dia. Infelizmente, não pude ver ao vivo o show do Red Hot Chili Peppers no Rock in Rio, no primeiro dia de rock, finalmente.

Mas, apesar disso, fui me informar. Li críticas, baixei o show pelo youtube, escutei trechos de músicas e deu para fazer um apanhado do que foi o concerto da principal banda do festival durante o sábado para poder dar minha versão dos fatos.

A apresentação do Red Hot Chili Peppers continua grandiosa. Anthony Kiedis tem uma voz que é a mesma, seja em estúdio ou ao vivo. Assim como Flea e Chad Smith. Apresentação convincente e forte. Mas, o novo guitarrista, Josh Kliffhanger, continua devendo. Menos do que deveu na última quarta-feira, mas deve.

O erro da banda californiana esteve na preparação do setlist. O fato é que as pessoas se acostumaram com John Frusciante e os solos de improviso, a levada funky diferenciada do disco 'Californication' e ainda não se acostumaram com o som do novo cd, 'I''m with you'.

O novo disco é uma levada Red Hot ao modo antigo. Mais light, sem tantos solos, sem o abuso musical que era. Para compensar, é bem mais funky rock que 'By the way' e 'Stadium arcadium'. Isso faz com que o cd tenha músicas mais 'calmas' e que acabam não agitando tanto o público.

Para piorar, 'I'm with you' foi lançado há quase um mês. As pessoas comuns ainda não ouviram totalmente as novas canções, o cd ainda não emplacou e fica quase desconhecido. Os fãs mais fervorosos vão conhecer, mas os que são esporádicos estavam esperando os clássicos da banda.

Por isso, apostar praticamente 30% do conteúdo do show no novo trabalho foi um erro. Acabou não empolgando quem estava lá esperando músicas como 'By the way', 'Otherside', 'Can't Stop', entre outras. Seria bom ter diminuído o número de músicas novas.

Mesmo assim, ouve um certo equilíbrio. Das 20 músicas tocadas, cinco eram do novo cd, três de Blood Sugar Sexy Magik, três de Californication, três de By The Way e duas de Stadium Arcadium. Ainda tiveram outras canções para completar.

Como grande fã do trabalho dos caras, eu gostei demais de todo o concerto. Fico triste por não ter assistido ao vivo. Agora, vai saber quando eles voltarão ao Brasil ou se terei que sair daqui para acompanhar a uma apresentação deles. Algumas críticas podem falar que o público ficou morno com algumas músicas novas. Para mim, pouco me importa. Red Hot é Red Hot, sempre irei gostar.

Um comentário:

  1. Como sempre, mandando muito nas postagens!
    Beijooos Bruneeeeeeex! =)

    ResponderExcluir