quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ficou barato

Muita fumaça e pouco fogo. Como grande maioria dos escândalos que acontecem no País, os grandes se safam do castigo e as punições são brandas. Mas, a corda sempre arrebenta no lado mais fraco e os peão é quem recebe a maior penalização.

O Fortaleza entrou em campo lutando para se livrar do rebaixamento. O CRB estava quase classificado para a próxima fase. Mas, a equipe do Ceará conseguiu apenas um gol no primeiro tempo. O resultado era pouco para garantir a presença na terceira divisão do campeonato brasileiro.

Para atrasar o jogo e saber, com antecedência, quanto seria o jogo do Campinense, que também lutava para não cair, o Fortaleza entrou com um uniforme reserva, branco, para o segundo tempo. 'Por um deslize', eles esqueceram que era a mesma cor do uniforme do time da casa e tiveram que voltar ao vestiário, atrasando a partida em 26 minutos.

Depois, aos 11 minutos, Paulo Rodrigues, do CRB, cometeu penalti e foi expulso. Na cobrança, Cristiano defendeu o chute de Carlinho Bala. Mas, aos 20 minutos do segundo tempo, o mesmo Cristiano foi expulso por supostamente ter tentado agredir um gandula. O time alagoano já havia queimado as alterações. Um volante foi para o gol. As coisas começaram a ficar mais estranhas.

Com dois a menos e um volante improvisado no gol, o Fortaleza dominou o CRB. Marcou um gol aos 23 minutos. O jogo entre Campinense e Guarany de Sobral terminou com vitória do Campinense por um a zero. O CRB já estava com a vaga e o Fortaleza precisava de mais dois gols para se safar e rebaixar o vencedor do outro jogo.

Aos 37 minutos, Carlinhos Bala protagonizou outro lance. Após o terceiro gol do Fortaleza, ele passou pelos adversários indicando o número um e dizendo: 'só falta um, só falta um'. Houve também uma suposta conversa entre jogadores dos dois times antes da nova saída de bola.

O quarto gol, o salvador, aconteceu aos 42 minutos. O CRB estava classificado pra próxima fase, o tradicional Fortaleza evitou o vexame que passa o Santa Cruz, outro tradicional clube nordestino, e não disputará a série D. O menos popular Campinense, da Paraíba, estava rebaixado.

Após tantas evidências de um jogo controlado, de favas contadas, feito para salvar o Fortaleza do rebaixamento e depois de tanta discussão feita em torno do caso, o STJD decidiu entrar em cena e julgar o caso.

Resultado: Fortaleza e CRB receberam apenas multas. Pelo atraso na partida, as equipes pagarão 20 mil reais. Os jogadores Paulo Rodrigues e Cristiano terão que cumprir dois e três jogos de suspensão, respectivamente, pelas expulsões. A maior pena ficou para Carlinhos Bala. Por ter indicado o número de gols que faltava e dizer que faltava apenas um gol, o meio-campista tomou seis jogos de gancho.

O árbitro FIFA Gutemberg de Paula Fonseca, do Rio de Janeiro, foi absolvido. Assim como Fortaleza e CRB, inocentados da acusação de manipulação de resultado. A decisão não é definitiva e ainda cabe recurso.

Mas, como fica o Campinense? O time da Paraíba venceu a partida de forma honesta. Entrou em campo no horário certo, fez o seu papel e foi rebaixado devido a mais um episódio vergonhoso do futebol brasileiro. Resposta: 'Não fica. Ele vai disputar a série D no ano que vem'.

Assim é o Brasil. Seja na política, seja no esporte, onde for. Os graúdos sempre se salvam. Utilizam de mutretas e, no fim das contas, são absolvidos pela cega, surda e muda justiça brasileira. Para os pequenos, o bicho pega e, no final, pagam o pato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário