segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Missão Grécia

Um novo pacote econômico está sendo elaborado para combater a crise na zona do Euro, principalmente com a Grécia. Além disso, seria ampliado o fundo de resgate a União Europeia. A ajuda financeira a bancos e membros do Euro iria de 440 bilhões de euros para 2 trilhões de euros.

O Fundo Monetário Internacional, o FMI, famoso no Brasil principalmente durante a gestão FHC, diz que a expectativa é de que os governos da Europa coloquem o plano em prática dentro de cinco ou seis semanas, aproximadamente.

Agora engana-se quem acha que o FMI pensa em fazer isso apenas para auxiliar o Euro a se levantar. Na verdade, toda essa movimentação tem um único propósito: 'Evitar uma falência em grande escala mundial'. Algo que afundaria o mundo em um caos.

O Fundo e a União Europeia irão fiscalizar a Grécia bem de perto e constantemente. Afinal, já houve um primeiro pacote de auxílio ao País e um segundo deve ser ratificado. Mas, se os gregos não provarem que estão conseguindo diminuir o déficit, as parcelas de ajuda serão canceladas.

Dessa forma, a Grécia não teria mais como pagar as dívidas do próximo mês. A situação, de forma prolongada, fará a Grécia ir aos extremos: decretar a falência ou a moratória. A falência ameaça a soberania, mas é menos prejudicial ao resto do mundo. Creio que tanto FMI quanto o Euro já devem estar pensando: 'É melhor cortar um pé para salvar o resto do corpo'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário