sábado, 1 de outubro de 2011

Seus problemas acabaram

Imagina aquele dia em que você quer comemorar. Mas comemorar de verdade. Para isso, decide: 'Hoje eu vou beber muito! Tomar um porre que eu estou feliz!' Então, você enche a cara e ao final da noite, sente-se bem, sem nenhum efeito do álcool.

Pois então, caro leitor, seus problemas podem acabar logo. Cientistas estão desenvolvendo uma pílula capaz de acabar com os efeitos da bebedeira. A droga, testada por enquanto em ratos, permite que se possa ingerir álcool sem sentir sintomas de embriaguez como a falta de equilíbrio e a diminuição dos reflexos.

Seria uma renda a menos para o governo que faz diversas operações para pegar pessoas que estão embriagadas ao volante. Não se preocupar com a polícia é outro ponto benéfico, uma vez que você estará completamente sóbrio.

A substância utilizada, naloxone, é usada para tratamento de overdose em heroína, mas foi modificada para os testes com álcool. Entretanto, vejo um problema: ela atua nas células da glia, que protege o cérebro de infecções como a meningite.

Poderia uma droga como essa ser benéfica para os humanos? Ao desativar estas células, que estão em 90% do nosso cérebro, podemos ingerir grandes quantidades de álcool sem problema. Mas, e o cérebro, ficará exposto a infecções durante o efeito da pílula?

Entretanto, a um lado bom. Os cientistas acreditam que com esse novo medicamento poderão tratar de casos de alcoolismo, por exemplo. Apesar de ainda precisar ser testada em humanos, a estimativa é que a droga esteja disponível no mercado em torno de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário