segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A peso de ouro

Uma matéria divulgada no UOL informou que cada medalha que o Brasil ganhou nestes murchos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011 custou R$ 6,5 milhões. Também de acordo com a notícia, R$ 928 milhões foram investido nos últimos quatro anos em esporte pelo governo apenas juntando a Lei Piva e Lei do Incentivo Ao Esporte.

Daí agora vocês pensam: 'Nossa, isso é muito dinheiro. Quase 1 bi só em incentivo ao esporte'. Engano se fizermos uma rápida conta. O Brasil foi representado por 519 atletas no Pan do México. Se dividirmos o dinheiro investido pelo número de atletas da um total de 445 mil reais investido por ano em cada um.



Alto-rendimento em esporte olímpico necessita um grande investimento. Claro, esses 928 milhões não foram divididos de forma homogênea. Eu dúvido que a esgrima, que não tem nem local adequado para treinar, tenha tido um investimento de 445 mil reais por ano em cada atleta.

Apresentar números brutos para analisar o desempenho do País, é fácil. Mascarar a verdade desta forma, também é. Se 50% dos nossos esportistas voltaram com alguma medalha, isso quer dizer que metade apenas está em bom rendimento pan-americano.

Se você levar esses números a nível olímpico, apenas 26% dos atletas estão realmente em alto-rendimento. Ou seja, não há um investimento correto em esporte e estas medalhas estão saindo caras. É necessário um alto investimento em esporte e de forma organizada e bem distribuída. Não adianta nada dar um baile em natação e judô e ser aquela vergonha em outros esportes.

Por favor, tiremos algumas lições com o Estados Unidos para formar grandes atletas e não meras exceções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário