segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Falha santista

Após digerir como torcedor e como brasileiro a derrota acachapante do Santos para o Barcelona, chegou a hora de tirar a poeira deste espaço e voltar a escrever um pouco. Desta vez, um tema que vale a pena gastar um tempinho.

Li diversos textos. Muitos deram razões técnicas para explicar a derrota. Outros foram pelo lado de que a equipe catalã tem um futebol de outro planeta. Alguns ainda enalteceram o vice-campeonato do time brasileiro, mesmo com a goleada por quatro a zero.

Penso que, na verdade, a culpa pela derrota do Santos não está na má atuação de Paulo Henrique Ganso, nas falhas de marcação que deixaram Messi e Xavi cara a cara com o gol ou o preciosismo de Neymar, que prendeu a bola demais e que não soube finalizar quando teve chance.

O grande erro, a grande falha do Santos FC está em demorar 48 anos para voltar a ser campeão da Libertadores. Talvez, se tivesse ganho em 2003, enfrentasse uma equipe normal como o Milan, e pudesse ter alguma chance.

A verdade é que não se deve procurar culpados pela derrota tupiniquim perante aos espanhóis. Há equipes que simplesmente, são quase imbatíveis. Da mesma forma que Milan e Benfica não foram páreos para o Santos de 62/63, por mais que os dois adversários tivessem muitos craques, o Santos sucumbiu ao Barcelona porque não havia como ser de outra forma.

Eusébio era gênio, mas Pelé era mito. Na mesma moeda ficaram de um lado Neymar e do outro Messi. Não é necessário procurar culpados, apontar erros. Era inevitável. O Santos aprendeu, fora do campo, como administrar um clube com o Barcelona. Agora, é hora de tirar lições e como se portar dentro de campo como o time catalão.

Fim de temporada, hora de esperar pelo que vem em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário