sexta-feira, 29 de julho de 2011

Barbosa, você está aí?

Voltando um pouco com a 'sessão nostalgia' no 'Devaneios da madruga'. Sempre gosto de ressaltar a perda de qualidade no humor dentro da TV brasileira. Como exemplos disso, já citei a 'Escolhinha do professor Raimundo' e 'Hermes & Renato'.

Volto a falar do tema, para abordar um programa que fez grande sucesso no final da década de 80, principalmente. Inovador por trazer atores, e não comediantes como outros programas, o TV Pirata pode mostrar o talento de muita gente para a comédia.

Infelizmente, não pude acompanhar o programa na era inédita, devido a minha idade. Mas, graças a internet e ao canal Viva, agora tenho conhecimento sobre o TV Pirata, podendo colocá-lo no mesmo nível de 'Escolinha do professor Raimundo' no quesito qualidade.

Eram quadros que tiravam sarro de diversos temas, além de programas da rede Globo, emissora que transmitia o programa. Grandes atores de humor fizeram parte do elenco da série, como Luís Fernando Guimarães, Guilherme Karan, Regina Casé, Débora Bloch, Louise Cardoso, Diogo Vilela, Pedro Paulo Rangel, Marco Nanini, Denise Fraga, Claudia Raia e, claro, Ney Latorraca.

Latorraca foi um caso à parte. Ele deu vida ao personagem Barbosa, um senhor que apenas repetia tudo que lhe falavam. Mas, Barbosa teve um carisma com o público, que sentiu sua falta após o fim da temporada de 1988 e a direção do programa exinguir todos os quadros antigos para o ano de 1989. Por causa disso, Barbosa foi o único que sobreviveu, com um outro quadro.

O programa foi ao ar de 1988 a 1990 e depois retornou em 1992. Por trás da criação, gente de peso para escrever o programa como Miguel Falabella, Luís Fernando Veríssimo e a turma que viria a se tornar o Casseta & Planeta.

Para quem tiver a oportunidade de assistir, eu recomendo. Seja no canal Viva, na internet ou nos dvd's lançados. É sempre bom dar risadas, ainda mais quando é com um humor com qualidade na atuação e no roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário