sábado, 6 de agosto de 2011

Se adaptar para sobreviver

A habilidade que o ser-humano tem de se adaptar para sobreviver é incrível. Essa característica está presente desde a origem do homem. A partir dela sobrevivemos durante as idades, até chegarmos a idade contemporânea ou, como acreditam outros, pós-moderna.

Vamos analisar: existiam prisões. O homem aprendeu a fugir delas. Foram criadas as penitenciárias de segurança máxima. O homem aprendeu a levar celulares para dentro destes locais, comandando as operações criminosas de dentro da cadeia.

Com o aumento da tecnologia, foram instados equipamentos para interceptar qualquer aparelho que pudesse dar aos presos alguma comunicação com o lado externo. Aí, é hora do homem se adaptar para sobreviver e improvisar.

Dois jovens foram pegos, nesta sexta-feira, tentando enviar celulares para dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP), em São José dos Campos, por meio de pipas! A criatividade é algo incrível! No total, quatro aparelhos foram apreendidos.

Para a minha surpresa, na sequência da matéria foi informado que não é a primeira vez que acontece isso com este presídio. No mês passado já haviam tentado realizar, sem sucesso, o mesmo tipo de manobra com os aparelhos.

Por fim, os dois sujeitos, um de 19 anos e outro de 15, prestaram depoimento e foram liberados. Agora, se eles foram tão criativos para tentar enviar celulares para dentro do CDP, com certeza serão inteligentes o suficiente para se esconder da polícia logo após a liberação. Afinal, a pena para esse ato vai de 3 meses a 1 ano de prisão.

Em meio a tanta criatividade e formas de se adaptar para sobreviver, apenas a polícia segue um passo atrás na linha da evolução. Além de ter certeza que outros tentarão a mesma manobra, fica a certeza de que nenhum deles será preso, mesmo sendo pego em flagrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário