segunda-feira, 21 de março de 2011

V de vingança

Domingo tem sido dia de indicações de filmes. Então, decidi continuar com essa ideia e indicar um longa-metragem para os leitores deste espaço. Afinal, um pouco de cultura também sempre é bom e enriquece a todos.

A dica de hoje é 'V de Vingança' (V For Vendetta), de 2006. Com direção de James McTeigue e roteiro dos irmãos Wachowski (diretores e roteiristas da trilogia Matrix), o longa-metragem é uma adaptação dos quadrinhos de Alan Moore e David Lloyd. Moore tem outras obras adaptadas para o cinema (Watchmen, Do Inferno e A Liga Extraordinária).

A história, baseada em parte em cima do livro '1984', de George Orwell, narra a opressão de uma ditadura instalada no Reino Unido, onde o governo comanda o povo através do medo. Até que aparece o misterioso anti-herói, conhecido apenas como V, que pretende explodir o parlamento inglês para simbolizar a queda do sistema ditatorial.

Mais do que isso, ele arquiteta um plano mestre para introduzir na cabeça de todos os habitantes os ideais de liberdade, de força da maioria. Tudo por meio da anarquia. V esconde o seu rosto atrás de uma máscara de Guy Fawkes

Fawkes é um personagem conhecido da história britânica que participou da 'Conspiração da Pólvora'. O ato pretendia assassinar o rei Jaime I e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605. Este feito visava o início de uma católica no Reino Unido. Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento do Reino Unido durante a sessão.

O filme, além de ser muito bem feito e que faz o espectador pensar, conta com grandes atuações de Hugo Weaving, como V, e da vencedora do Oscar em 2011, Natalie Portman, como a jornalista Evey Hammond. Apesar de não ter recebido nenhuma nomeação para os principais festivais de cinema, o longa é excelente. Vale a pena assistir.

"Voilà! À vista, um humilde veterano vaudevilliano, apresentado vicariamente como ambos vítima e vilão pelas vicissitudes do Destino. Esta visagem, não mero verniz da vaidade, é ela vestígio da vox populi, agora vacante, vanescida, enquanto a voz vital da verossimilhança agora venera aquilo que uma vez vilificaram. Entretanto, esta valorosa visitação de uma antiga vexação, permanece vivificada, e há votado por vaporizar estes venais e virulentos verminados vanguardeiros vícios e favorecer a violentamente viciosa e voraciosa violação da volição. O único veredito é a vingança, uma vendeta, mantida votiva,não em vão, pelo valor e veracidade dos quais um dia deverão vindicar os vigilantes e os virtuosos. Verdadeiramente, esta vichyssoise de verbosidade vira mais verbose vis-a-vis uma introdução, então é minha boa honra conhecê-la e você pode me chamar de V."
(Discurso de V quando se encontra com Evey pela primeira vez - vídeo abaixo)

2 comentários:

  1. Remember remember, the 5th of november !! Adoro esse filme .. Bju Banguete

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é ótimo!

    "Um povo não deve temer o seu Governo, mas o Governo deve temer o seu povo!"

    ResponderExcluir