sexta-feira, 25 de março de 2011

Produção em massa

Fim de semana. Você deixa o conforto da sua casa para passear, ir a algum lugar, ver vida fora das paredes de seu lar. Comece a observar os jovens, principalmente nas proximidades de cinemas e shoppings. Olhe bem aquele grupinho de seis ou sete adolescentes.

Depois de olhar, reflita: 'este é o futuro do País?'. Há aqueles que dizem que é fase, que todos passam por isso. Eu não creio nisso. Eu não tive uma fase assim no meu tempo. São todos iguais, como se fossem produzidos em uma fábrica. Saídos da linha de montagem pra rua.

São as mesmas roupas, mesmo cabelo, mesma forma de andar, falar, pensar. Não há um traço que defina uma personalidade, uma individualidade. Pior que eles não se incomodam com isso, sem achar esse fato o mínimo de estranho.


Além do que demonstram uma falta de conteúdo tremenda. Só se interessam por aquilo que está acontecendo dentro do mundinho deles. Onde estão os questionamentos, a informação, a busca pelo novo, o interesse pelo que acontece com o mundo em si.

O que me parece é a propagação da inversão de valores. Não dão a mínima pra coisas que afetam diretamente na vida deles, das famílias e da sociedade como um todo, mas se descabelam por meia dúzias de babacas, vestindo roupas coloridas e que não tem noção do que significa aquilo que estão cantando.

Num cenário onde cada vez a juventude é mais oca e alienada, eu só vejo a hipótese de piorar o sistema em que vivemos. Nada melhor que a falta de conteúdo e alienação para prosseguir e multiplicar abusos de poder, corrupção, e outra série de absurdos que engolimos à seco, todos os dias.

3 comentários:

  1. Só faltou indicar uma música, do Restart pra combinar com o post, como em seus outros post... ;)

    ResponderExcluir
  2. Aí eu tenho que me negar a colocar o Restart neste espaço! Se bem que a ideia foi cogitada..hAUAHAUah

    ResponderExcluir