quinta-feira, 12 de maio de 2011

Identidade virtual

É impressionante como as redes sociais ganharam uma importância tremenda. Você reencontra amigos, convida pessoas para eventos, lança trabalhos e até divulga oportunidades de emprego. Quando você não tem nenhum canal do tipo Facebook, Orkut, etc, você fica totalmente desatualizado com o cotidiano do seu grupo de convivência.

O problema é que está tomando uma proporção maior do que deveria ter. É só alguém alterar o status de relacionamento no perfil, dentro de alguma rede, que vira um alvoroço, dezenas de comentários e fuxicos. Uma mini revolução de 15 minutos.

A página passa a ser uma fonte mais confiável que a própria pessoa que é dona daquela página. Se você comenta: 'Fulana disse que terminou o namoro', logo terá alguém que contestará: 'Terminou? Acho que não, o status dela na rede social está namorando ainda!' É sensacional, as pessoas só acreditam se você alterar no local.

Se você adicionar alguém com quem estudou, mas não tem contato há anos, só adicionou por conhecer, também vira uma tempestade em copo d'água. Logo perguntam: 'Você é amigo de tal pessoa?', você responde: 'Não, eu conheço ela só, adicionei por isso'. Isso não é suficiente, a pessoa vai continuar achando que você é melhor amigo de tal pessoa, só porque ela ta na sua rede de contatos.

Redes sociais tem seus benefícios, mas não deviam ser levadas tão a sério. Creio que temos que aprender a nos comunicar direito e direto com os outros. Parar de ficar creditando informações mais a páginas de internet do que a própria fonte. Isso é uma inversão de valores. Não importa o que diz a minha página, importa mais o que eu digo pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário