sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Órfão

Sei que tinha dito que evitaria falar sobre política nesse espaço. Também sei que, provavelmente, serei criticado pelo que vou escrever. Mas, espero que os leitores compreendam o texto de forma apartidária e sem preconceitos.

Hoje fui tomado por um momento de tristeza. Às oito e meia da noite, aproximadamente, terminara o último pronunciamento do presidente Lula à nação. Foram cerca de onze minutos que passaram voando. Um discurso que mexeu um pouco comigo e com outras pessoas em casa.

Quando acabou, senti um vazio. Uma sensação de que o País perdia, no dia de hoje, o maior símbolo que teve em décadas. O Brasil novamente encontra-se sem um pai. Sem um ícone perante a população e o mundo.

Por mais que eu queira acreditar que a próxima presidenta dará continuidade a todo o ciclo de oito anos passados, não é a mesma coisa. Ela, diferentemente do 'filho do Brasil', não tem carisma algum, não é do povo. Passa uma imagem dura, inflexível. Creio que não conseguirá fazer o mesmo que Lula.

Espero que eu esteja errado. Espero que o País continue com uma grande força política e social no comando. Ao presidente, deixo um até breve. Com a certeza de que, não só eu, mas muitos irão sentir a sua falta. Obrigado, Lula. Filho do Brasil e pai de milhões de brasileiros e brasileiras.

"Perguntar porque?
 Eu não vou fazer
 Perdemos você
 Mas nós temos que aceitar"
(O Rappa - Respeito Pela Mais Bela)

4 comentários:

  1. Eheheheh...O virus do populismo do Lula te pegou mesmo hein! Não adianta a economia estar controlada se o país está atrasado. Agora a economia estoura, já deu o que tinha que dar graças o Plano Real que não é de Lula e nem do PT. Quem governa e vão continuar governando são José Dirceu, Palocci e Genuíno e só os mais atentos percebem isso. Lula só foi um bonequinho que falou e você comprou.
    Estou envergonhado com a classe política, parte do povo que esqueceu e acha que é normal um presidente dizer que não sabia de nada bem debaixo da roubalheira. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Bruno, mas ao contrario do que pensas, o ciclo não acabou.
    Sempre disse aos meus filhos:
    - Você não é obrigado a plantar, mas serás obrigado a colher.
    Se o ser humano não plantar nada irá encher as unhas de terra até apagar as digitais e nada vai colher, a não ser angustia e dedos e joelhos ralados. E não adianta plantar cebola para colher batata. Pasme, só vai da cebola.
    A semente foi plantada não só pelo Lula, mas por um grupo de políticos e técnicos que formaram este governo histórico. Lógico, no meio dele estava um juiz. Governar é isso aí! Ouvir e tomar o rumo certo. Um ser que saiu do meio do povo. Que entendia os anseios das classes menos favorecidas sem esquecer as burguesias, porque é delas que saem as riquezas e que meio inconscientes ou não, também geram as misérias.
    Como dizia o novo poeta, “A burguesia féde”! Na maioria tinha razão.
    Entre você e eu, 30 anos de história nos contemplam.
    Pesquise sobre Sir Abraham Lincon.
    Sou engenheiro e o que falta a este país em primeiro lugar é educação. O resto sai pela urina. Leva tempo, gerações eu sei, mas há que haver um começo e começou.
    Em primeiro e meio lugar, enquanto não vem o resultado da semente da educação o povo tem que comer, se alimentar. Claro que estou falando da base. E também começou.
    Em segundo vem a infra-estrutura, que resumindo são escolas, hospitais, estradas (caminhos), portos, aeroportos, pontes, túneis, (até de coisas pequenas como ciclovias), cidades mais humanas, segurança, energia, comunicações, agricultura, etc. Isto é pura engenharia. E também começou.
    E em terceiro a colheita do resultado das sementes plantadas. Não sei se verei toda a colheita, mas tenho a esperança de que você verá.

    continua no próximo do Tio Gordo!

    ResponderExcluir
  3. ...Continuação do anterior do Tio Gordo!

    Recentes governos passados acabaram com estas plantações, endividaram e depois tentaram vender o país a troco da dívida que pelo andar da carruagem continuaria endividado e sem calças. i A La Puta madre que los parió a todos esos cabrones ! Justo na melhor fase da minha vida! Cara, senti isso na carne!
    Só para ilustrar, imagine um proprietário de carro de praça, taxi, que endividado resolve vender o carro e não paga as dívidas. No mínimo iria trabalhar de terceiro, não pagar as dívidas, pois faria outras. Pois é, isto mesmo estava acontecendo com o Brasil. Pense no desastre com ele e com seus passageiros.
    Pense em um presidente que diz:
    - Prefiro o cheiro de cavalos ao do povo! Deveria fazer sexo com eles.
    - O Brasileiro é vagabundo! E este tem pelo menos cinco aposentadorias.
    - Não podemos aumentar o salário mínimo, pois irá faltar comida na mesa de todos os brasileiros! E não fez um TBC para melhorar a situação, mas fala francês fluente graças ao pai burguês coronealista.
    - O País tem que diminuir 40 milhões de habitantes! Hã, hã! Como? Não quero nem imaginar. Me assusta! Graças a Deus foi expulso!
    E tantas outras merdas......
    Este não sabe falar, mas fala o idioma da base do povo que é a base do Brasil. Sem uma boa base o Brasil não é e não será porra nenhuma.
    Bruno, o Brasil não perdeu um pai. Ganhou uma mãe e essa não é política. É Técnica. Não espere um sorriso simpático ou uma tapinha nas costas dela, pois isso é coisa de político. Percebeu-se nos debates e entrevistas de outrora. Ela até tenta ser política, mas é um desastre quando o faz. Isso me parece bom.
    Com certeza irão aparecer fedelhos acéfalos, crias dos governos passados que geraram a progressão continuada falando em populismo, pois achou bonita a palavra na mídia, mas não sabe bem o que é isso. Até lembra um tal de Chaves que é presidente da Guatemala. Confundem Comunismo com Socialismo.
    Ligue não! O difícil é tentar explicar 30 anos de história para esses fedelhos acéfalos, mas podemos tentar e o tempo irá de se encarregar de iluminar essas mentes brilhantes que foram esvaziadas pelo próprio tempo de ócio imposto por uma democracia de interesses ocultos. Se não mudarem esse conceito, irão vagar pelos novos tempos, dando murros em pontas de facas falando em populismo. Verdade que me dá dó. Pena!
    Quantos pais que tem a maior vontade de educar os filhos e se surpreendem com o que fazem? Sem querem julgar, mas o povo é assim mesmo. Basta uma notícia na mídia e já saem em busca de cabeças para cortar ou enforcar. Isso é medieval. Coisa de caça as bruxas para queimá-las em fogueiras. Galileu e Newton que o digam!
    Hã, a terra gira em seu próprio eixo e em torno do Sol? Só pode ser bruxo! Fogo neles!
    Hã, fazer relações internacionais fora do eixo Japão, Europa e América do Norte? Fogo neles!
    Esses acéfalos não se ligam que o que salvou o Brasil da banca-rota na última crise internacional foram o crescimento do mercado interno e o relacionamento também fora do eixo Japão, Europa e América do Norte, pois antes só se pensava em exportação. Só não exportaram o oxigênio que respiramos porque não puderam.
    Bem, mas isso é papo para muitas cervejas.
    Na sua idade também poderia ter esse receio, mas hoje não. Vi muitos sorrisos simpáticos me tentar foder.
    Deixa o Lula descansar um pouco agora.
    Congratulações!
    Tio Gordo!

    ResponderExcluir
  4. Em tempo:
    - O povo é engraçado mesmo.
    Antes não deixavam o Lula trabalhar. Hoje não deixam descansar.
    Tio Gordo!

    ResponderExcluir