segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sonhei

Sonho: Cientificamente é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, seria uma realização dos desejos. Em diversas religiões, significado de visões do futuro. Alertas para o que estaria porvir.

Com tantas correntes de pensamento sobre o sonho é difícil definir qual é o real significado de sonhar. Há quem ache que o sonho indica a necessidade de algo. Uma forma compensatória. Como se nossa mente nos informasse o que precisamos fazer para ter um equilíbrio.

Tem também quem pense que o sonho é um indicativo de sorte. Sonhar com tal animal é bom ou mau agouro. Muitas pessoas jogam no secular 'jogo do bicho' por causa deles. Se durante a noite veio ao insconciente um número de lápide, é bom sinal, por exemplo.

Há aqueles vivem sonhando com aquela situação que nunca aconteceu. Até sentem saudade disso por ter sonhado demais. Enfim, já diria Carlos Drummond de Andrade: "Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado".

Eu ainda creio que a fórmula aceitável é a de Freud. Sonhos são as realizações de desejos. Por vezes, de forma estranha, em que você, em uma visão primária não vai entender. Mas, quando buscar no subconsciente o significado dos símbolos que aparecem neste sonho, entenderá perfeitamente.

O triste é realizar estes desejos somente nos sonhos. Sonhando com que, um dia, o sonho deixe de ser sonhado para ser realizado. Portanto, trate de realizar seus sonhos para sonhar com algo novo, maior e melhor.

"Ai, meu Deus
 Falso sonho que eu sonhava
 Ai, de mim
 Eu sonhei que não sonhava
 Mas sonhei"
(Martinho da Vila - Um Sonho De Um Sonho)
[Samba-enredo da escola de samba Vila Isabel, em 1980]

Um comentário:

  1. bem legal seu texto, eu sempre recorro a sites como o sonhos.clickgratis.com.br para saber, mas cada um é cada um né
    bj

    ResponderExcluir