sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

100 anos em 90 minutos

Após o dia cinco de maio de 2010, eu ouvi de vários amigos corinthianos: 'O centenário não acabou, vai até o ano que vem. Nós ainda vamos ganhar em 2011'. Doce e triste ilusão de fanáticos. Como todos sabem, o fanatismo cega. Fica difícil enxergar a realidade.

O que aconteceu na noite da última quarta-feira não foi obra do acaso. Não foi algo surpreendente, tampouco vergonhoso. Foi apenas a 'coroação' de um trabalho que começou errado, mal projetado e fadado ao fracasso.

Nome não ganha título. Mesmo se ganhasse, o Corinthians não tem lá muito crédito se tratando em competições fora do país. Libertadores da América se conquista na técnica, na habilidade, sim mas, principalmente, na raça, na vontade. Isso só foi apresentado pelo Tolima, simpático clube da Colômbia.

É um time extremamente dependente e refém de um jogador visivelmente acima do peso. Ronaldo jogar o Paulista é uma coisa, jogar Libertadores é outra. O único jogador de meio-de-campo que joga pelo meio foi sacado do time. O melhor jogador em condições físicas que, por acaso, tem 37 anos, não atuou. Uma equipe que não joga um futebol, minimamente aceitável para seu status, desde que o Mano Menezes saiu. Oscilou demais e jogou pouco.

Além do que o melhor reforço foi anunciado apenas um dia antes do jogo decisivo. Pobre coitado, terá apenas o Paulista e o Brasileiro para jogar. Absurdo? Vergonha? Decepção? Não. Apenas um resultado mais do que previsível para um clube que não merecia estar na competição. Ridículo foi o Internacional, campeão da Libertadores de 2010, perder para o fraco Mazembe. O Inter é campeão mundial, era o favorito para chegar a final. Agora, o que é o Corinthians na Libertadores? Nada. Simples.

O abusrdo e a vergonha fica por conta da 'meia duzia de cinco ou seis' babacas que invadem CT pra quebrar carro de jogador, picham muros, esperam jogador no aeroporto para tacar ovos e distribuir porrada. Isso é vergonhoso. Um grupo de irracionais que não entendem que é um esporte. Acham que é guerra.

Enfim, foi merecido. Para um time que menosprezou o Brasileiro de 2010. Perdeu por conta própria. Fez pouco da Pré-Libertadores 2011. Achou que estava tranquilo, já pensava no Cruzeiro e Estudiantes. É Andrés, acordou pensando em Estudiantes e foi dormir pensando em Linense. Títulos no 'centenada', só se for no Carnaval de São Paulo ou o Paulista 2011. Senão, só em 2110-2111.

Por fim, não entendi a frase do Ronaldo: 'O gramado está péssimo. Não sei como deixam ter jogo num gramado assim. Mas não estou querendo arrumar desculpa'. Como assim? Se não quer arrumar desculpa, não vem falar do gramado depois do fim do jogo. Até porque o Grêmio jogou em um campo muito pior, contra um time semi-amador do Uruguai, e empatou com gols, resultado que classificaria a equipe paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário