sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alguém pega o Maluf?

Mais uma vez o ex governador e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf irá responder a uma ação penal. Dessa vez, por lavagem de dinheiro durante os anos de 1993 e 2002. Para variar um pouco, o político negou todas as acusações.

Ele será indiciado junto com a sua tropa formada por seus quatro filhos (Flávio, Lígia, Lina e Otávio), sua mulher (Sylvia), o genro (Maurilio Curi, marido de Lígia), a nora (Jacqueline Maluf), o consultor financeiro Hani B. Kalouti, e o casal de doleiros Roger Clement Haber e Myrian Haber.

O Supremo Tribunal de Justiça (STF) aceitou a denúncia por sete votos a um. Apenas Marco Aurélio Mello foi contra. O relator, ministro Ricardo Lewandowski citou que os danos causados por Maluf e sua trupe chega a um bilhão de reais.

Bom, é um sinal de esperança para que a justiça seja feita. Afinal, Paulo Maluf é a raposa mais difícil de ser pega. Mesmo com diversas acusações e com folhas e folhas repletas de números condenáveis, de alguma forma ele escapa.

Agora é esperar os trâmites e aguardar pelo resultado. Além disso, torcer para que o Ministério Público tenha ferramentas suficientes para driblar toda e qualquer artimanha tramada pelo grupo de advogados que sempre livram o político da cana. Uma hora alguém tem que pegar um deslize desse cidadão.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Não serviu para quase nada

O Brasil venceu a Argentina no duelo B e venceu grandioso 'Superclássico das Américas', ou a extinta Copa Roca. Com isso, ganhou apenas o disputadíssimo troféu Nicolás Leoz e...mais nada. Na verdade, essa partida não valeu muita coisa.

Entretanto, o maior vencedor foi Mano Menezes. Mesmo contra um time que não é nem sombra da verdadeira Argentina, venceu o primeiro clássico contra uma grande seleção. Demorou, mais apareceu. Ainda conseguiu fazer a equipe mostrar um futebol razoavelmente bom no segundo tempo.

O grande vencedor entre os jogadores foi Cortês. O lateral-esquerdo do Botafogo, de ascensão meteórica na carreira (em nove meses saiu da segunda divisão estadual do RJ para a Seleção Brasileira), honrou a camisa e foi o melhor jogador da partida.

A aparição de Cortês faz com que surja uma esperança para a lateral esquerda do Brasil ter a mesma solidez que o lado direito da posição. Ele pode fazer perfeitamente a função de sombra para Marcelo, titular atual da Seleção. Com isso, a lateral-esquerda deixa de ser dos carecas (Roberto Carlos, Gilberto, Michel Bastos, Kleber) para ser dos cabeludos (Marcelo e Cortês).

Por último, um merecido destaque para a torcida paraense que, após o Hino Nacional do Brasil ser interrompido do nada, continuou a cantar e proporcionou um momento de emoção para os jogadores e para quem assistia a partida.

Mas, por favor, não entremos na onda de Galvão Bueno. Ele deu mais valor ao título do que os próprio jogadores. Ainda mais com aquela história de 'vencer é bom, vencer a Argentina é melhor ainda'. Vamos dar a real importância da conquista. Foi bom vencer, foi. Mas, não serviu para quase nada.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ficou barato

Muita fumaça e pouco fogo. Como grande maioria dos escândalos que acontecem no País, os grandes se safam do castigo e as punições são brandas. Mas, a corda sempre arrebenta no lado mais fraco e os peão é quem recebe a maior penalização.

O Fortaleza entrou em campo lutando para se livrar do rebaixamento. O CRB estava quase classificado para a próxima fase. Mas, a equipe do Ceará conseguiu apenas um gol no primeiro tempo. O resultado era pouco para garantir a presença na terceira divisão do campeonato brasileiro.

Para atrasar o jogo e saber, com antecedência, quanto seria o jogo do Campinense, que também lutava para não cair, o Fortaleza entrou com um uniforme reserva, branco, para o segundo tempo. 'Por um deslize', eles esqueceram que era a mesma cor do uniforme do time da casa e tiveram que voltar ao vestiário, atrasando a partida em 26 minutos.

Depois, aos 11 minutos, Paulo Rodrigues, do CRB, cometeu penalti e foi expulso. Na cobrança, Cristiano defendeu o chute de Carlinho Bala. Mas, aos 20 minutos do segundo tempo, o mesmo Cristiano foi expulso por supostamente ter tentado agredir um gandula. O time alagoano já havia queimado as alterações. Um volante foi para o gol. As coisas começaram a ficar mais estranhas.

Com dois a menos e um volante improvisado no gol, o Fortaleza dominou o CRB. Marcou um gol aos 23 minutos. O jogo entre Campinense e Guarany de Sobral terminou com vitória do Campinense por um a zero. O CRB já estava com a vaga e o Fortaleza precisava de mais dois gols para se safar e rebaixar o vencedor do outro jogo.

Aos 37 minutos, Carlinhos Bala protagonizou outro lance. Após o terceiro gol do Fortaleza, ele passou pelos adversários indicando o número um e dizendo: 'só falta um, só falta um'. Houve também uma suposta conversa entre jogadores dos dois times antes da nova saída de bola.

O quarto gol, o salvador, aconteceu aos 42 minutos. O CRB estava classificado pra próxima fase, o tradicional Fortaleza evitou o vexame que passa o Santa Cruz, outro tradicional clube nordestino, e não disputará a série D. O menos popular Campinense, da Paraíba, estava rebaixado.

Após tantas evidências de um jogo controlado, de favas contadas, feito para salvar o Fortaleza do rebaixamento e depois de tanta discussão feita em torno do caso, o STJD decidiu entrar em cena e julgar o caso.

Resultado: Fortaleza e CRB receberam apenas multas. Pelo atraso na partida, as equipes pagarão 20 mil reais. Os jogadores Paulo Rodrigues e Cristiano terão que cumprir dois e três jogos de suspensão, respectivamente, pelas expulsões. A maior pena ficou para Carlinhos Bala. Por ter indicado o número de gols que faltava e dizer que faltava apenas um gol, o meio-campista tomou seis jogos de gancho.

O árbitro FIFA Gutemberg de Paula Fonseca, do Rio de Janeiro, foi absolvido. Assim como Fortaleza e CRB, inocentados da acusação de manipulação de resultado. A decisão não é definitiva e ainda cabe recurso.

Mas, como fica o Campinense? O time da Paraíba venceu a partida de forma honesta. Entrou em campo no horário certo, fez o seu papel e foi rebaixado devido a mais um episódio vergonhoso do futebol brasileiro. Resposta: 'Não fica. Ele vai disputar a série D no ano que vem'.

Assim é o Brasil. Seja na política, seja no esporte, onde for. Os graúdos sempre se salvam. Utilizam de mutretas e, no fim das contas, são absolvidos pela cega, surda e muda justiça brasileira. Para os pequenos, o bicho pega e, no final, pagam o pato.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mário Pancada

O lateral-direito/zagueiro do Grêmio, Mário Fernandes, vem colecionando uma série de episódios 'estranhos' em sua curta carreira no futebol. Com apenas 20 anos, corre o risco de ser considerado um jogador problemático precocemente.

Nesta segunda-feira decidiu que não iria se apresentar a Seleção Brasileira para o jogo frente a Argentina, em Belém, na próxima quarta-feira. Em sua explicação o tanto quanto misteriosa, alegou apenas problemas pessoais que causaram um estresse.

Não houve entrevistas, tampouco comunicados feitos diretamente a CBF ou ao técnico Mano Menezes. No domingo, após o jogo contra o Avaí, onde marcou um dos gols, disse que não estava confortável para servir a Seleção, iria dormir na casa de um amigo e talvez não conseguisse acordar para pegar o avião.

De fato, aconteceu. A CBF agendou um novo voo para o atleta que, mesmo assim, não compareceu. Com certeza essa dúvida não surgiu do domingo para a segunda-feira. Se ele não estava a fim de estar na convocação, que falasse com Mano Menezes e desse a vaga para outro. Avisar que não irá há dois dias do jogo e desfalcar uma seleção já sem muita opção é falta de profissionalismo.

Esse não é o primeiro caso 'bizarro' de Mário Fernandes. Após ser contratado pelo Grêmio, vindo do São Caetano, em 2009, Mário simplesmente sumiu da concentração das categorias de base do clube. Apareceu quatro dias depois, em Jundiaí, alegando sentir saudades de casa. Pelo fato, ganhou o apelido de Mário Doril.

Aos poucos, Mário Fernandes vem criando um histórico nada positivo para a carreira profissional. A atitude dele complica um provável futuro na Seleção, uma vez que Mano já deixou na geladeira Marcelo e Hernandes, que são mais cobrados pela imprensa, por motivos menores. É melhor esse jovem jogador procurar tratamento antes que apareçam mais situações que acabem o marcando como jogador problema.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Missão Grécia

Um novo pacote econômico está sendo elaborado para combater a crise na zona do Euro, principalmente com a Grécia. Além disso, seria ampliado o fundo de resgate a União Europeia. A ajuda financeira a bancos e membros do Euro iria de 440 bilhões de euros para 2 trilhões de euros.

O Fundo Monetário Internacional, o FMI, famoso no Brasil principalmente durante a gestão FHC, diz que a expectativa é de que os governos da Europa coloquem o plano em prática dentro de cinco ou seis semanas, aproximadamente.

Agora engana-se quem acha que o FMI pensa em fazer isso apenas para auxiliar o Euro a se levantar. Na verdade, toda essa movimentação tem um único propósito: 'Evitar uma falência em grande escala mundial'. Algo que afundaria o mundo em um caos.

O Fundo e a União Europeia irão fiscalizar a Grécia bem de perto e constantemente. Afinal, já houve um primeiro pacote de auxílio ao País e um segundo deve ser ratificado. Mas, se os gregos não provarem que estão conseguindo diminuir o déficit, as parcelas de ajuda serão canceladas.

Dessa forma, a Grécia não teria mais como pagar as dívidas do próximo mês. A situação, de forma prolongada, fará a Grécia ir aos extremos: decretar a falência ou a moratória. A falência ameaça a soberania, mas é menos prejudicial ao resto do mundo. Creio que tanto FMI quanto o Euro já devem estar pensando: 'É melhor cortar um pé para salvar o resto do corpo'.

domingo, 25 de setembro de 2011

Falha dos Chili Peppers

Voltando para casa após uma surpreendente e animadíssima noite de sábado. Aniversário, surpresas e muita festa! Esse foi o resumo do dia. Infelizmente, não pude ver ao vivo o show do Red Hot Chili Peppers no Rock in Rio, no primeiro dia de rock, finalmente.

Mas, apesar disso, fui me informar. Li críticas, baixei o show pelo youtube, escutei trechos de músicas e deu para fazer um apanhado do que foi o concerto da principal banda do festival durante o sábado para poder dar minha versão dos fatos.

A apresentação do Red Hot Chili Peppers continua grandiosa. Anthony Kiedis tem uma voz que é a mesma, seja em estúdio ou ao vivo. Assim como Flea e Chad Smith. Apresentação convincente e forte. Mas, o novo guitarrista, Josh Kliffhanger, continua devendo. Menos do que deveu na última quarta-feira, mas deve.

O erro da banda californiana esteve na preparação do setlist. O fato é que as pessoas se acostumaram com John Frusciante e os solos de improviso, a levada funky diferenciada do disco 'Californication' e ainda não se acostumaram com o som do novo cd, 'I''m with you'.

O novo disco é uma levada Red Hot ao modo antigo. Mais light, sem tantos solos, sem o abuso musical que era. Para compensar, é bem mais funky rock que 'By the way' e 'Stadium arcadium'. Isso faz com que o cd tenha músicas mais 'calmas' e que acabam não agitando tanto o público.

Para piorar, 'I'm with you' foi lançado há quase um mês. As pessoas comuns ainda não ouviram totalmente as novas canções, o cd ainda não emplacou e fica quase desconhecido. Os fãs mais fervorosos vão conhecer, mas os que são esporádicos estavam esperando os clássicos da banda.

Por isso, apostar praticamente 30% do conteúdo do show no novo trabalho foi um erro. Acabou não empolgando quem estava lá esperando músicas como 'By the way', 'Otherside', 'Can't Stop', entre outras. Seria bom ter diminuído o número de músicas novas.

Mesmo assim, ouve um certo equilíbrio. Das 20 músicas tocadas, cinco eram do novo cd, três de Blood Sugar Sexy Magik, três de Californication, três de By The Way e duas de Stadium Arcadium. Ainda tiveram outras canções para completar.

Como grande fã do trabalho dos caras, eu gostei demais de todo o concerto. Fico triste por não ter assistido ao vivo. Agora, vai saber quando eles voltarão ao Brasil ou se terei que sair daqui para acompanhar a uma apresentação deles. Algumas críticas podem falar que o público ficou morno com algumas músicas novas. Para mim, pouco me importa. Red Hot é Red Hot, sempre irei gostar.

sábado, 24 de setembro de 2011

'Rock?' in Rio

O 'Rock in Rio' original, de 1985, reuniu bandas como AC/DC, Ozzy Osbourne, Queen, Rod Stewart, Scorpions, Yes e Whitesnake. Em 1991, teve Guns n' Roses, Faith no More, Judas Priest, Megadeth, Billy Idol e George Michael.

Na volta do concerto, em 2001, se apresentaram Iron Maiden, Guns n' Roses, Oasis, Foo Fighters, Silverchair e Red Hot Chili Peppers. Depois, o festival se mudou para Lisboa e Madrid, na Europa, antes de voltar novamente ao País.

Mas o nome está errado. Onde está o rock em Rihanna, Cláudia Leitte e Katy Perry? Elton John até tem rock, mas é um símbolo pop. Nx Zero, Jannele Monáe, Ke$ha, Ivete Sangalo, Shakira e outros, onde está o rock n' roll?

Este festival celebra a diversidade, a união entre povos pela música, mas não celebra o rock. Pelo amor de Deus, se querem colocar atrações de batuque, que joguem pro palco' Sunset' ou outro qualquer. Não no palco mundo.

Boa parte dos 'agraciados' por estar no palco 'Mundo', não deveria estar lá. Depois não sabem porque músicos são vaiados, xingados e até atingidos por objetos pela plateia. Há falta de organização. Pior. Há falta de rock no 'Rock in Rio'.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Todos pagam por conta de uns

A Federação Paulista de Futebol, A FPF, decidiu proibir a entrada das torcidas Sangue Jovem e Torcida Jovem, do Santos, nos estádios do estado. A medida foi tomada após uma briga entre os dois grupos durante o clássico do último domingo entre Corinthians e Santos, no Pacaembu.

De acordo com a nota assinada pelo presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, a exclusão permanece até que os fatos sejam apurados e os acusados sejam identificados e punidos. Algo que, convenhamos, não deve ser solucionado rapidamente.

A probição vem com base no estatuto do torcedor. Segundo o relato da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, as torcidas iniciaram o confronto e resistiram a ação da polícia no local, gerando mais conflitos e uma briga generalizada.

Quem sofre com isso é a torcida toda e o próprio Santos. Por causa da ignorância de, como diria Antero Greco, meia dúzia de babacas, não podem mais haver faixas da torcida de apoio ao time, bandeirões, cantos. Nada disso. Fica uma torcida com menos emoção.

Mas, apesar disso, não tiro a razão da FPF. Quem não sabe se comportar como gente, não merece torcer com gente. É uma pena apenas ver que grande parte daqueles que são das organizadas, mas estavam lá para torcer, e não brigar, saiam prejudicados também. Tomara que o caso seja solucionado e logo.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Djokovic x Nadal no Brasil?

O governo do Rio de Janeiro segue com investimentos em grandes eventos esportivos para chamar a atenção e atrair pessoas. Depois das Olimpíadas, sediar as finais da Copa das Confederações 2013 e Copa do mundo 2014,o Campeonato mundial de judô de 2013, além de provavelmente ser a sede da Copa América 2015, agora quer o ATP World Tour Finals.

Agora, o leitor irá questionar, o que é o 'ATP World Tour Finals'? Esse é um torneio de tênis, realizado no final de toda temporada e serve como uma 'Copa do mundo' para os tenistas de simples e duplas. Os oito melhores do ranking são divididos em dois grupos e há confronto dentro dos grupos, avançam dois de cada chave. Depois há as semi-finais e a grande final.

Após passar quatro anos em Shanghai, na China, a competição é realizada, atualmente, em Londres, na Inglaterra. Como o contrato da ATP com a capital inglesa vai até 2012, o governador Sérgio Cabral busca firmar um acordo para o Rio de Janeiro sediar o torneio entre 2013 e 2015.

Como o tênis pouco tem se alterado nos últimos anos, se tudo for concretizado, é bem capaz que vejamos Djokovic, Nadal e Federer em terras brasileiras. O problema para variar, como em qualquer grande evento que vem ao Brasil, devem ser o preço alto dos ingressos e o dinheiro público investido para a realização dos mesmos.

Bom, resta esperar. Como amante do esporte, sempre é bem-vinda uma competição como esta se, lógico, for realizada de maneira clara, limpa e sem abuso dos recursos do povo. Vamos aguardar novas notícias sobre.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ria dos adversários

O UOL Esporte resolveu inovar e, de quebra, dar uma ajuda aquele amigo sarrista que adora fazer piada com o time rival. O portal criou a seção 'Ria dos adversários', onde cada time tem uma página onde estão as piores notícias sobre a equipe.

Foi uma novidade dentro dos lugares onde se cobre esporte. A ideia é muito boa, ainda mais quando acontecem clássicos como o do último domingo onde o meu time do coração, Santos, venceu o Corinthians, de virada, por três a um.

Dentro do 'Ria dos adversários' há um tópico chamado 'pérolas do público'. Sabe todas aquelas gracinhas que você já escreveu no facebook para tirar uma onda do seu amigo? Ou aquelas frases irritantes zoando o seu time que sempre aparecem nos e-mails? Então, boa parte está lá!

Ainda não olhei sobre os outros times, mas, ao entrar na página normal do Santos para ver as notícias, estava em destaque as gozações sobre o Corinthians. Gostei bastante da ideia. Serve bem para você enriquecer o arsenal de gozações para irritar aquele brother fanático que se irrita quando falam mal do time dele. Para ver as pérolas do Corinthians, clique aqui.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Grécia ficará no Euro?

Após quase 11 anos presente a Zona do Euro, a Grécia pode deixar de ser membro do bloco europeu. De acordo com o jornal Kathimerini. um referendo pode ser feito como uma forma de fortalecer o governo na crise da dívida na zona do euro ou abandonado a moeda única.

Desde 2008, quando a crise de crédito atingiu o mundo inteiro, a Grécia vem cambeleando acomo um boxeador que recebeu um cruzado certeiro na cabeça. Enquanto países como Portugal, Irlanda e Espanha ainda conseguem lutar contra o problema econômico, a Grécia vai aumentando o rombo.

Os ministros dos países do Euro quebram a cabeça para achar soluções para salvar o País, mas isso tem sido cada vez mais difícil. O segundo pacote, negociado em julho, já dá sinais que não será suficiente para amenizar a crise grega.

Segundo o Kathimerini, o primeiro-ministro grego, George Papandreou, resistiu por muito tempo a ideia do referendo, mas agora acredita que uma votação poderia trazer um novo fôlego ao governo socialista para continuar com as medidas de austeridade apoiadas pelos credores internacionais.

A atitude da Grécia em fazer o referendo pode significar uma ameaça ao Euro. Se o País deixar o bloco e retornar ao dracma, ele poderia declarar a moratória. Dessa forma, deixar de pagar os juros das dívidas ou pressionar os credores a aceitar pagamentos menores e perdoar parte da dívida.

De acordo com a BBC Brasil, a atitude iria estimular países como Irlanda e Portugal a fazerem o mesmo. Isso significaria um aumento de custos para empréstimos tomados pelos países menores da União Europeia, sendo que alguns deles já sofrem para manter seus pagamentos em dia.

Se Irlanda e Portugal seguissem o caminho do calote, os bancos que lhes emprestaram dinheiro seriam afetados, o que elevaria a demanda por fundos do Banco Central Europeu. Um calote grego iria carregar a economia europeia ladeira abaixo.

A adoção do pacote econômico único, com a adoção de uma moeda só, parecia ser uma grande ideia. Uma força econômica que bateria de frente com o dólar. Talvez, se o bloco do Euro fosse formado pelos países que mantém seus gastos sem custos além do alcance, sim.

O que a Grécia fez é absurdo. Após entrar no Euro passou uma década gastando mais do que podia, estourando o orçamento. Após a crise, eles se afundaram em enormes dívidas e agora o Euro que se vire para ajudar. Ajudar é ruim, não ajudar é pior. O negócio é continuar com o malabarismo econômico para ver se os gregos conseguirão se recuperar com um novo plano.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rogai por nós

De acordo com informações do blog do Ricardo Perrone, no UOL, a presidente Dilma Rousseff está tentando impedir o ilustre presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a cumprir com o que disse na entrevista para a revista Piauí.

Em resumo, Teixeira falou que na Copa ele poderá tudo. Ele terá todo o poder, negará credenciais para quem quiser e ninguém poderá fazer nada para impedir. Daí, quando chegar 2015, acabará o mandato dele e ele não sofrerá nenhuma punição.

O governo pede melhores definições para a dona FIFA sobre as regras de credenciamento. Segundo Perrone, Dilma busca que a entidade máxima do futebol diga quais seriam os motivos para alguém não ser credenciado para cobrir a Copa 2014.

A resposta não poderia ser ao melhor estilo Sepp Blatter: 'A FIFA sempre teve autonomia para decidir se aceita ou não um pedido de credenciamento sem dar alguma explicação e com a Copa do mundo 2014, no Brasil,não será diferente'.

Quem conhece os bastidores do mundo do futebol sabe que a FIFA bane jornalistas que criticam e investigam a entidade e seus membros. Sumiram com a credencial para a Copa de 2006 de um jornalista que escrevia o escândalo de ingressos envolvendo Jack Warner. A pedido de Ricardo Teixeira, fará o mesmo com aqueles que são contra o presidente da CBF.

Para aqueles que trabalham nos veículos que não são da chapa de Teixeira resta orar para Dilma Rousseff conseguir ajudar na hora H. Seria ridículo para a mídia brasileira ver uma cobertura de Copa do mundo sendo feita somente pela rede Globo. Santa presidente Dilma Rousseff, rogai por nós, jornalistas.

domingo, 18 de setembro de 2011

Não é o Ayrton

Ele tem um capacete amarelo com listras verdes desenhado pelo falecido Sid Mosca. Dirige uma Lotus preta no início da sua carreira na Fórmula 1. Possui o sobrenome Senna e os olhos por baixo do capacete assustam pela semelhança. Mas ele não é Ayrton e, difícilmente, chegará perto.

Aos 27 anos, idade um pouco avançada para ingressar na Fórmula 1 nos últimos anos, Bruno Senna não surge como uma esperança de ver o Brasil ter novamente um campeão da categoria. Ele me parece mais um desespero de uma nação carente por isso após ter Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna como pilotos que marcaram época.

Cada vez mais é notável que as semelhanças entre tio e sobrinho param na estética. Bruno já disse que o tio passava dos limites durante as corridas. Além disso, ele assumiu que diminuiria para um parceiro de equipe ultrapassar. Se esquivou dessa afirmação dizendo que Ayrton não precisou fazer isso porque sempre era o mais rápido.

Na verdade, Ayrton Senna se fazia ser o mais rápido. Nunca aceitou as limitações do carro que guiava, tirava o máximo possível, tal como Vettel quando ganhou uma corrida pilotando uma Toro Rosso debaixo de um aguaceiro.

Pelo menos Bruno Senna tem a consciência de que as pessoas torcem por ele por ser sobrinho do cara. Está mais do que certo de querer merecer essa torcida pelos méritos próprios. Sabe guiar bem um carro. Mas falta atitude de campeão.

Vettel, Alonso, Hamilton cometem erros, por vezes são criticados, mas sempre miram o primeiro lugar. Falta essa postura para Bruno. Enquanto ele aceitar tirar o pé ao invés de mostrar que pode andar mais rápido, será mais um Barrichello, Massa, Burti ou Zonta.

sábado, 17 de setembro de 2011

'Eu sou jornalista'

'Eu sou jornalista'. Essa é a frase que mais se escuta durante os seis minutos e trinta e oito segundos da entrevista que o 'UOL Esporte vê TV' fez com o jornalista esportivo dos canais ESPN e Folha de S. Paulo, Paulo Vinícius Coelho, o PVC.

Durante o bate-papo, PVC esclarece algumas questões. Primeiramente, ele descarta atuar com o futebol fora do âmbito jornalístico. Cita alguns casos de especulação que envolveram seu nome. Disse que não houve nada muito concreto, mas que não seria técnico.

Famoso por saber 'ler o jogo' e possuir a 'prancheta do PVC', o jornalista contou sobre casos que envolveram o trabalho de analisar como jogam os times. Também deu uma pequena cornetada em quem critica pelo profissional não ir até o local. Eu estou entre esses. O ponto de PVC até faz sentido, claro. Mas ainda gosto mais de ir ao local do que ficar ligando.

Durante o vídeo, Paulo Vinícius Coelho dá uma pequena aula de como ser um jornalista esportivo e como ser um especialista em um assunto. Além de tudo, ele mostra um lado de respeito com quem admira o seu trabalho e incentiva as pessoas a tratarem as outras bem, algo cada vez mais raro nesse mundo.

A entrevista é interessante, apesar de curta. Mas também, se deixassem PVC falar pelo tempo que quisesse, com a famosa memória que possui, iria passar horas contando sobre situações envolvendo o jornalismo e seria difícil fechar a matéria.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tintin em 2012

Hoje estou com uma música que não sai da minha cabeça. Uma certa composição instrumental que faz parte do filme 'Star Wars: episódio III - A revanche dos Sith'. Daí, após achar a tal música na internet, decidi pesquisar mais sobre o autor, John Williams.

Em minha pesquisa, que não me adicionou muito pois já sabia mais ou menos sobre a carreira dele, descobri uma coisa muito boa. Ele compôs a trilha sonora do primeiro filme do Tintin feito com atores reais e não desenho.

Com o nome de 'As aventuras de Tintin: O secredo do unicórnio', o longa-metragem deve ser lançado em 2012. Sob a direção de Steven Spielberg e produção do próprio Spielberg e Peter Jackson, o filme mostrará o primeiro encontro de Tintin com Capitão Haddock. Será uma busca por tesouros dos ancentrais do velho capitão. Também terá a participação dos detetives Dupont e Dupont.

A película é encenada por Jamie Bell (famoso pelo papel de Billy Elliot) como Titin. Andy Serkis (Sméagol/Gollum de Senhor dos Anéis) será o Capitão Francis Haddock. A dupla Simon Pegg e Nick Frost (Shaun e Ed de Todo mundo quase morto) darão vida aos detetives Dupont e Dupont. O filme ainda conta com o atual James Bond, Daniel Craig, no papel do pirata Rackham, o Terrível, um dos vilões famosos da série.


Como um eterno fã dos quadrinhos de Hergé, aguardo ansiosamente para o lançamento do filme. Tinha comentado há algum tempo atrás que seria muito bom se o Tintin virasse longa-metragem. Mal sabia eu que já estava sendo produzido. Que venha o Tintin!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A sonolenta Seleção de Mano

Assistir aos jogos da Seleção Brasileira de futebol está longe de ser, como diz o outro, teste para cardíaco. As aparições dos escolhidos de Mano Menezes é na verdade uma grande chatice. Está mais para uma prova de resistência do Big Brother Brasil de tão sem graça. Quem resistir aos 90 minutos se torna o líder.

Os 'europeus' já não inspiram muito lá a torcida. São jogos sonolentos, onde o futebol vistoso já não existe mais e o Brasil não impõe mais respeito. Uma era de renovação está se tornando uma era de trevas. Quase o mesmo processo que aconteceu entre 88 até o título em 94.

Quando me falaram da volta da 'Copa Roca', agora batizada de Superclássico das Américas ou Troféu Nicolás Leoz, pensei: 'Bom, serão só jogadores que atuam no País. Veremos novos rostos, gente com disposição, que irá acrescentar algo'.

Engano meu. O jogo não apresentou nenhuma boa novidade. Além de Mano Menezes escalar veteranos como Kleber e Renato Abreu, entrou com Paulinho ao invés de Casemiro, campeão mundial sub-20 com a Seleção Brasileira. Ainda deixou no banco outras jovens estrelas como Oscar (entrou no segundo tempo) e Lucas, que nem jogou.

A falta de criação se aliou a falta de entrosamento. Ronaldinho não brilhou, Neymar ficou sem apoio e Leandro Damião isolado na área. Não há jogadas, não há treinos, não há nada. Jogaram 11 caras lá no campo e falaram: 'Vocês são a Seleção Brasileira, se virem!'

Quando Mano Menezes irá perceber que o Brasil não é Alemanha, Itália e Holanda? Nós nunca jogamos no 4-2-3-1. Sempre fomos no 4-3-3 ou 4-2-2. No máximo, um 3-5-2 do Felipão, que nos rendeu um título mundial. Nunca o Brasil jogou com um atacante isolado na área. Isso é para quem só sabe jogar bola na área, o Brasil cria! Sempre criou.

Não é a renovação que está sendo feita de forma errada. O Brasil tem qualidade. Jogadores são bons. O que está errado é o sistema de jogo. O nosso caso sempre foi especial. Sempre fomos diferentes e por isso conquistamos o título de melhor futebol do mundo, de berço de craques. Só precisamos que o técnico nos veja como sul-americanos e não como europeus.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Só casca grossa

Sylvester Stallone continua com seu projeto de reunir os 'mestres da pancadaria' em um mega filme. Ele já conseguiu um relativo sucesso nessa empreitada com Mercenários, onde juntou Mickey Rourke, Dolph Lundgren, Jason Statham, Jet Li, Steve Austin, Terry Crews e o hall da fama do UFC, Randy Couture.

Agora, no segundo filme da série, o ator consagrado por Rocky e Rambo pretende juntar mais gente dura no páreo. Para a sequência, que começa a ser filmada ainda esse ano, na Bulgária, Stallone quer formar um verdadeiro esquadrão de assassinos.

Além de manter os atores citados no início do texto, ele já confirmou uma participação maior de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. Mas, o melhor foi anunciado hoje. 'Os Mercenários 2' contará com Jean-Claude Van Damme, ator que quase participou do primeiro longa, e com o eterno Chuck Norris.

Com a chegada de mais peso, o filme só tende a chamar mais a atenção do público. A dificuldade estará onde colocar tanta gente grande da história dos filmes de ação. Sem contar que Stallone ainda deixou aberta a chance de participações de Nicholas Cage e John Travolta.

Só nos resta esperar para ver. Com as novas aquisições ao elenco, 'Os Mercenários 2' tem tudo para atrair uma grande audiência. Não será um filme que marcará para sempre, mas com certeza será o longa-metragem com a maior pancadaria possível. Afinal, quem não quer ver o famoso roundhouse kick do imortal Chuck Norris?

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Não é só aqui

Tudo bem que o Brasil é quase uma pátria-mãe da corrupção no mundo. Vemos escândalos brotarem na mídia quase que semanalmente e, como sempre, somem sem muitas conclusões, culpados e condenações. Mas, não é só aqui que estão estourando estes casos.

Por incrível que pareça, a França, berço da democracia, terra da liberdade, igualdade e fraternidade, enfrenta uma onda de acusações de recebimentos de propinas para financiamento de campanhas eleitorais de candidatos do passado.

Segundo a matéria do jornal 'Le Monde', Robert Buorgi, conselheiro oficioso de Nicolas Sarkozy, afirma que Jean-Marie Le Pen (ex-presidente da Frente Nacional), Dominique de Villepin (ex-primeiro-ministro) e Jacques Chirac (ex-primeiro-ministro e presidente) receberam dinheiro de políticos africanos.

O caso tem ganho dimensão na mídia francesa uma vez que envolve três dos principais nomes da política do País. Buorgi sofrerá processos por parte de todos. Eles o acusam de difamação e exigem provas do recebimento de proprinas.

O prórpio Buorgi disse que não possui provas, mas que esteve presente em entrega de malas com dinheiro vindas dos presidentes do Gabão, Senegal, Burquina Fasso, Congo-Brazzaville e Costa do Marfim. Todas nações são ex-colônias francesas.

Por outro lado, os políticos acusam Buorgi de ser um funcionário à serviço de Sarkozy e falam como se o atual presidente francês quisesse enfraquecer a força dos partidos rivais. A verdade é que sabemos que lá, diferente de cá, as coisas funcionam. Se houver algo, será descoberto e os responsáveis punidos. Já aqui, eles seguem comandando o País sem que nada aconteça.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O discurso da supremacia

Depois de tanta coisa sobre o 11 de setembro, chegou a hora de eu ir assistir o que afinal havia dito o presidente norte-americano Barack Obama para seu povo. Após ouvir as falas de Obama por aproximadamente 12 minutos, passei a analisar.

Após ouvir o discurso, concluí que ele quis fortalecer a supremacia do império da águia careca.  Uma necessidade enorme de falar sobre como o atentado uniu mais ainda os cidadãos do País, de como o Estados Unidos é forte e corajoso.

Em toda palavra, escolhida a dedo e com cuidado, Obama tentou disfarçar qualquer sinal de enfraquecimento do povo norte-americano. Usou a frase 'nos tornamos mais vigilantes' para disfarçar a paranoia em relação ao terrorismo, onde os aeroportos constantemente estão entre os níveis laranja e vermelho de alerta e o aumento crescente do rigor com quem é aceito entrar no País.

Disse que os Estados Unidos não entraram em guerra com o Islã ou qualquer outra religião, mas nos últimos 10 anos nunca houve tanto visto negado para a entrada de qualquer pessoa que parecesse mulçumana ou de origem árabe.

Utilizou o velho escudo de Bush, 'guerra contra o terror', para defender as ocupações em Iraque e Afeganistão. Como a própria Igreja Católica nas cruzadas, os Estados Unidos se definiram como o guia para libertação dos povos e a imposição da 'tal liberdade ao estilo americano', ou seja, na base da força e onde eles ditam as regras.

Por fim, em mais uma demonstração da força de seu povo, Obama disse que seriam lembrados por terem vencido a recessão, revoltas, o comunismo e o terrorismo. O discurso, aos olhos dos cidadãos norte-americanos, foi muito bom e digno de aplausos.

Na minha visão, foi o tanto quanto arrogante. As atitudes valem mais do que as palavras e elas demonstram que os EUA tem medo de sofrerem novos ataques. Não são tão invulneráveis quanto disse Obama. Mas, ele fez o certo. Numa data que será sempre uma ferida aberta no coração dos Estados Unidos, é necessário fazer curativos bem resistentes antes que o ferimento fique exposto novamente.

domingo, 11 de setembro de 2011

Onde você estava?

Como não podia ser outro assunto, no dia 11 de setembro temos que relembrar do maior atentado terrorista da história. Mas, datas redondas são sempre especiais. Há exatos 10 anos, as duas torres mais altas de Nova York sucumbiram ao horror do terrorismo.

Mas, a pergunta é: Você se lembra onde estava no dia 11 de setembro de 2001? No meu caso, eu estava com o colégio, em uma visita a um asilo na cidade. Ao passar pela sala onde estava a TV para os idosos, vi os prédios em chamas, mas não sabia o significado e tão pouco da queda dos mesmos.

Após entrar no colégio, no retorno do passeio, fiquei sabendo por meio de um funcionário que o World Trade Center havia caído após uma atentado terrorista ainda sem ninguém acusar a autoria. Um fato tão marcante como esse não tem como ser apagado da memória.

E você? Onde estava em 11/09/2001?

sábado, 10 de setembro de 2011

Tênis está previsível

Assistir torneios de tênis tem sido emocionantes e chatos ao mesmo tempo. Durante as partidas, disputas equilibradas, sets longos e partidas vencidas sempre após horas de duração. Mas, no final das contas, os torneios se resumem em Djokovic, Nadal, Federer e mais um nas semi-finais.

Não importa o quanto os duelos estão nivelados, sempre os mesmos tenistas chegando nas finais, não há muita surpresa, não há zebras. Sem contar que na última vaga os nomes também são os conhecidos de sempre: Andy Murray, Andy Roddick, David Ferrer, Robin Soderling, Jo-Wilfred Tsonga entre outros.

Para quem passou a acompanhar o esporte pela geração anterior, assistir tênis pela geração atual é desanimador. Eu assistia Hewitt, Rafter, Guga, Sampras, Agassi, Safin, Kafelnikov, Corretja, Bruguera, Moyá, Norman, Kiefer, entre tantos tenistas, ver os principais Grand Slams caírem sempre nas mãos dos mesmos é maçante.

Tomara que as coisas melhorem logo, essa era do tênis é chata. Podemos ter excelentes jogos acontecendo, mas, no fim das contas, o título vai estar com Nadal, Federer ou com a bola da vez, Novak Djokovic. Eu nunca vi um esporte que é mais emocionante assistir o início do torneio do que o fim. Pois bem, para este que escreve, o tênis está sendo assim.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A escolinha perde mais um aluno

Na noite desta quinta-feira morreu, aos 71 anos, o humorista Marcos Plonka. Descendente de poloneses, Plonka ficou famoso no Brasil por, entre outros papeis, o de Samuel Blaustein, na 'Escolinha do professor Raimundo'.

É triste saber que mais um comediante da velha guarda se vai. Cada vez mais aquela primeira turma do professor Raimundo vai ficando vazia e deixando o humor brasileiro sem referências fortes do passado, infelizmente.

Lá em cima, na grande turma, Plonka irá se encontrar com Antônio Carlos Pires (Joselino Barbacena), Brandão Filho (Sandoval Quaresma), Grande Otelo (Eustáquio), Mário Tupinambá (Bertoldo Brecha), Olney Cazarré (João Bacurinho), Walter D'Ávila (Baltazar da Rocha), Zezé Macedo (Dona Bela), Rony Cócegas (Galeão Cumbica), Nádia Maria (Célia Caridosa de Melo), Costinha (Mazarito), Ivon Curi (Gaudêncio), Rogério Cardoso (Rolando Lero), Francisco Milani (Pedro Pedreira) entre outros grandes nomes do humor brasileiro.

A 'Escolinha do professor Raimundo' fez história. Reuniu grandes nomes para montar uma classe que fazia o povo rir, sem apelar para palavrões ou baixaria. Um humor clássico e de qualidade. De um requinte raro na TV aberta. Pena que todos os dinossauros dessa época estejam partindo. Adeus, Marcos Plonka. Sua falta será sentida.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O perfume

O mundo parado e cá estou eu, a frente de um computador, sem muito o que dizer neste momento da madrugada. Eu sou tomado por um aroma diferente. Incomum, mas bom. Na verdade, minhas mãos estão tomadas por esta fragrância.

Esse cheiro, de certa forma, me vicia um pouco. Um perfume incomum ao que sinto durante o dia a dia e que, não sei bem porque, me atrai. Não sei explicar como, mas me faz pensar e pensar, dar voltas sem sair do lugar. Me deixa confuso.

Mas, infelizmente, o perfume se vai. Me faz pensar. Pensar em coisas que eu não quero. Em coisas que eu não devo pensar também. Me faz querer demais e de menos. Me deixa perdido e confuso mais do que sou. Nessas horas eu não me entendo. Mas, nessas horas, é onde preciso achar as respostas.

Não me pergunte porque, mas essa música está na minha cabeça, então, o vídeo é dela. Obs: Paulinho da Viola cantando, apesar da música ser do Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Caio quem?

Bom, o 'famoso' comentarista da Globo/Sportv Caio Ribeiro foi até o Jô Soares e fez críticas ao volante brasileiro Felipe Melo, hoje no Galatassaray, da Turquia. Claro, os lances violentos e a expulsão nas quartas-de-final da Copa do mundo 2010, frente a Holanda, foram marcantes. Mas quem é Caio Ribeiro?

Caio Ribeiro Decoussau é cria do São Paulo. Um dos famosos jogadores do expressinho do Tricolor que não vingou. Vendido para Internazionale de Milão, da Itália, não durou muito. Foi emprestado ao Napoli para ver se ganhava experiência, mas não deu certo.

Voltou para o Brasil dois anos depois de ir embora, como acontece hoje com as promessas fracassadas. Chegou ao Santos, não fez nada que ganhasse notoriedade. Assim, Caio seguiu. Passou por Flamengo, onde ficou famoso por jogar uma partida no gol, Fluminense, Grêmio e Botafogo. Nunca participou de alguma campanha brilhante e tampouco foi titular.

Em 2005, quando jogava pelo Botafogo, sumiu do futebol. Seu nome não foi mais lembrado. Dois anos depois, 'surgiu' como comentarista Globosat. Passou pela história sem marcas, sem grandes conquistas, sem presenças com a Seleção que valessem a pena serem lembradas.

Em comparação ao Felipe Melo, por mais cabeça de bagre que o volante seja, Caio não é nada. É só um fracasso como jogador que passou a ser comentarista da Globo. Aliás, com exceção ao Paulo Roberto Falcão, a emissora adora por para comentar grandes 'nadas' do passado.

Ainda assim, Casagrande aprendeu a ser um bom comentarista com o tempo e tem mais carreira que Felipe Melo e Caio. Müller foi campeão do mundo. Todos tem algum título vestindo a Amarelinha. Todos, menos Caio Ribeiro.

Quem é Caio Ribeiro para falar sobre Felipe Melo? É um nada. Quanto ao Jô, nada a declarar. Uma pessoa que não entende lá muito do esporte, não deveria dar pitacos sobre a carreira de um jogador e tampouco tentar manchar a imagem dele mais do que já está.

Gosto de fazer esse papel de 'advogado do diabo', mas é preciso mostrar os dois lados. Não se vê ninguém criticando a carreira de fracassos do Caio. Ele não tem o direito de tentar denegrir e diminuir a carreira de um jogador ainda em atividade. Todos tem algum momento de não pensar direito. O de Felipe Melo foi durante a Copa, infelizmente. Isso não quer dizer que ele não saiba jogar. Pepe e De Jong estão aí, com muito mais agressividade e menos bola, e ainda são titulares de suas seleções.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Hospital e carpintaria

Como os noticiários estão cheios de manchetes bizarras. É francês preso por não fazer sexo com a esposa, americano detido por atacar mulher e se defender dizendo ser um vampiro de 500 anos. Mágico levado em cana na Colômbia por hiptonizar crianças e fazer com que elas tivessem alucinações.

Mas, estamos no Brasil, temos que superar. Que tal você tirar aquela furadeira da Black & Decker do armário para realizar uma...operação na cabeça de alguém? Pois é. Em João Pessoa, na Paraíba, é exatamente isto que vem acontecendo.

De acordo com o médico Ronald Farias, da Associação Médica do estado, é desta maneira que funciona o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Crânios são perfurados com a ferramenta de carpintaria pois o equipamento correto está quebrado a mais de um ano.

Lógico que, além de não ser indicado para este tipo de função, uma cirurgia realizada com a furadeira chega a ter seu tempo aumentado em uma hora. No mais, as mesmas reclamações que em outros hospitais: falta de macas, condições desumanas e até a sala de repouso dos profissionais foi extinta.

Agora, onde está a vergonha na cara dos governantes perante a esse descaso com a saúde pública? Ao invés de se gastar dinheiro com aumento do próprio salário, festas e outras coisas supérfulas, eles deviam olhar para quem os elege.

Apesar de morar em SP e ter a 'sorte' de poder ter um convênio médico, não faz com o que eu me acomode e não fique indignado com o SUS e os absurdos cometidos com o sistema na Paraíba. É algo vergonhoso e lamentável. João Pessoa quer ser subsede da Copa 2014. Tem certeza disso?

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O povo que pague

Bom, sempre deixei claro que sou apartidário em questões políticas. Assim como sempre expliquei que minha única ressalva é em relação ao PSDB, o qual sou contra por razões estritamente pessoais. Como quela frase que diz: 'o inimigo do meu inimigo é meu amigo' não serve comigo, continuo a fazer críticas em relação ao PT e seu cômico, para não dizer trágico, congresso.

Primeiro foi aquela palhaçada de ' melhorar os padrões da nossa imprensa com uma regulamentação que preserve a liberdade de expressão', que visa mais colocar rédeas nos veículos para que a sujeira que envolve Brasília não apareça tanto do que outra coisa.

Agora, outro absurdo é defendido pelo partido. A militância quer convencer os parlamentares do PT a serem a favor de uma reforma política que inclui, entre outras coisas, o financiamento das campanhas eleitorais usando o dinheiro público.

O leitor entendeu como eu entendi? Dinheiro do povo para as campanhas deles? Se o financiamento com dinheiro privado já trouxeram algumas dores de cabeça para o PT problema é deles. O contribuinte ter que dar dinheiro para eles fazerem campanha é um absurdo.

Façam-me o favor. Já não há gastos demais com a política, ainda temos que arcar com os custos do circo que eles armam e para sempre os mesmos serem eleitos? Me surpreende que alguém ainda defenda isso achando que qualquer um terá direito a se candidatar tendo os mesmos recursos que as raposas porque o dinheiro é público. Com certeza não leram a outra medida que pede a indicação prévia de candidatos. Quem serão os indicados? Os mesmos de sempre, claro.

Bom, como diz José Trajano: 'Parei, hein!' Esse tal de Brasil está virando uma piada. Maior piada ainda é o partido que o governa. Se estamos mal com PSDB, mal com o PT e só os dois se elegem, o jeito é fechar as portas e declarar falência. Leio cada vez mais coisas que me dão vergonha mas, isso é Brasil.

domingo, 4 de setembro de 2011

Essa tal liberdade

Olhando as notícias desta madrugada, vendo destaques dentro da página do UOL e me deparo com um título que me chama a atenção: 'PT aprova resolução que defende regulamentação da mídia no Brasil'. Bom, já que aborda minha profissão, vamos falar sobre.

Então, me deparo com frases de ministros como Ideli Salvatti e Gilberto Carvalho defendendo a imposição de uma regulamentação da comunicação no País, visando a 'melhora dos padrões da nossa imprensa com uma regulamentação que preserve a liberdade de expressão '.

A vá! Parte do PT já defendeu uma estatização dos veículos de comunicação. Mas, isto está no passado. Nunca em sã consciência alguém iria dar um golpe enorme, empastelar redações e dominar a palavra para o governo.

Mas, vamos nos atar aos detalhes. O PT aprova a 'encoleiração' da imprensa no Brasil. Agora, hora da análise. O mensalão, principal escândalo de corrupção no País, aconteceu em qual governo? José Dirceu é de qual partido? E José Genoíno? E Antonio Palocci? O homem detido com dinheiro de propina dentro das cuecas era assessor de um parlamentar de qual partido?

Há dúvidas na pergunta de qual partido é o mais prejudicado pela imprensa? E justo esse partido quer 'regulamentar' as mídias? Ora, faça-me o favor! Eles querem transformar jornais em grandes plataformas de debate político. Exigindo coisas como 'direito de resposta toda vez que requisitado'. Na minha opinião, a melhor resposta que eles podem dar ao povo, não são meia dúzia de palavras numa folha, mas ações, coisa que eles não fazem.

Enfim, é pífia uma decisão como essa. Eles querem cercear a imprensa brasileira. Criar uma 'liberdade de expressão dirigida' para que os jornalistas tenham receio antes de publicar algo que possa explodir novamente no Congresso.

Eles já roubam o povo brasileiro de forma tão descarada a ponto de 40 bilhões de reais dos cofres públicos terem sido perdidos em casos de corrupção. Que sejam explícitos agora também. Falem logo que querem controlar a língua da mídia para não serem mais prejudicados. É menos vergonhoso do que se esconderem atrás de uma ridícula tentativa de regulamentar a imprensa. De qualquer forma, isso me soa como censura. Mas, a ditadura não acabou na década de 80?

sábado, 3 de setembro de 2011

Impossibilitado

Pessoas leitoras do blog. Gostaria muito de escrever algum texto relevante e de informação crítica hoje. Mas minhas condições de saúde não me permitem raciocinar para que eu produza um texto coeso e analítico. Logo, terei que novamente me ausentar desta função. Desculpem.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Humanos mas nem tanto

A Argélia deu abrigo para a família do ditador líbio Muammar Gaddafi. Segundo o ministro de relações exteriores do país, a atitude foi tomada estritamente por questões humanitárias, tentando negar qualquer vínculo direto em proteger o líder revolucionário.

A filha de Gaddafi, Aisha estava grávida e deu à luz no sudeste argelino. Além de Aisha e o bebê, Hannibal e Mohamed (outros filhos de Gaddafi) e Safia, segunda esposa do ditador, chegaram à Argélia, na segunda-feira, pela manhã.

Entretanto, nesta quarta-feira, o governo do País, que já fechou as fronteiras com a Líbia, negou a entrada de Muammar Gaddafi. De acordo com a AFP, fontes ligadas a presidência argelina disseram que o líbio tentou falar ao telefone com o presidente Abdelaziz Buteflika, que não quis nem atender a Gaddafi.

A Argélia tenta tratar a situação da seguinte forma: 'cada um com seus problemas'. A posição de 'apoiar o que o povo líbio quer' é um tanto confortável. Eles apenas não se posicionam. É o Gaddafi? Vamos de Gaddafi. É o governo rebelde? Vamos de governo rebelde.


Mas, isso mostra que Muammar Gaddafi está ficando cada vez mais sem amigos. Os que tinha, foram derrubados. Os que ainda estão no poder, sofrem com guerras civis e não tempo para outras questões. Aqueles que o temiam, agora sabem que ele não é mais perigo. Em bom português: a casa caiu para Gaddafi.