quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ah, a MTV


Hoje, ao passar aleatoriamente pelas músicas que tenho no computador, recordei de alguns 'clássicos' da época em que comecei a assistir a MTV. Lembrei que um dia, há mais de uma década, a MTV era um canal muito bom, de videoclipes.

Num passado distante, antes de ser a personificação da cultura adolescente de São Paulo, dominada por bandas coloridas, a MTV era um canal que mostrava diversos lançamentos de clipes e, por muitas vezes, bandas que prestavam e que estão até hoje no mercado.

Eu era fã do canal. Perdia muitas horas do meu dia assistindo o canal. Não perdia o 'Disk MTV' com a apresentação da Sabrina Parlatore, o 'Piores clipes do mundo' com o Marcos Mion, 'Quiz MTV', o 'Top 20 MTV' nos finais de semana. Sem contar o Rock Gol com os 'Sobrinhos de Ataíde', onde apenas era um campeonato bizarro de futebol entre artistas da música, longe de ser um programa sobre esporte. Sem contar aqueles comerciais bizarros que a emissora possuía, onde sempre pensavam que existia alguma mensagem subliminar.

Para quem viveu os primórdios da MTV, na década de 90 até o início dos anos 2000, sabe que atualmente o canal é uma lástima. Perdeu os principais VJ's, os melhores programas e, agora, sobrevive de apostas que simpatizam com o novo público da emissora.

Para finalizar, fiz uma lista nostálgica de músicas que conheci graças a MTV. Um grupo de canções lançadas entre 1995 e 2000, período em comecei a acompanhar a emissora. Você que tem lá seus 20 e poucos anos, vai conhecer muitas delas. Coloquei uma de cada banda porque se colocasse mais, não ia conseguir escrever o post tentando lembrar de tudo. Com certeza, vai faltar uma banda.

Obs: Sim, excluí boys e girls band.

2Pac - Changes
Andru Donalds - Save me now
Biquíni Cavadão - Janaína
Titãs - Cegos do castelo
Paralamas do Sucesso - Ela disse adeus
Jota Quest - Onibusfobia
Red Hot Chili Peppers - Scar tissue
The Offispring - Pretty Fly
Raimundos - Mulher de fases
Capital Inicial - O mundo
Charlie Brown Jr. - Te levar
Metallica - Fuel
Van Halen - Without you
Aerosmith - Pink
Cake - Never there
Chumbawamba - Tubthumping
Counting Crows - Mr. Jones
Foo Fighters - Everlong
Green Day - Good Riddance
Cidade Negra - Realidade virtual
Eminem - The real slim shady
Silverchair - Ana's song
Los Hermanos - Anna Julia
Planet Hemp - Mantenha o respeito
Maskavo Roots - Djorous
OMC - How bizarre
O Rappa - Minha alma
Oasis - Wonderwall
Pato Fu - Antes que seja tarde
Pearl Jam - Last kiss
Racionais MC's - Diário de um detento
CPM 22 - Regina let's go
Rage Against The Machine - Guerrila radio
Rednex - Cotton eye Joe
Blink 182 - All the Small Things
Bon Jovi - It's my life
Puff Daddy - I'll be missing you
Sugar Ray - Fly
Sublime - Santeria
Nathalie Imbruglia - Torn

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aqui cansou

Aqui já cansou. Santos já cansou. Pelo menos, por enquanto. Julho finalmente chegando. Hora de programar coisas diferentes para fazer. Preciso de umas férias de Santos. Ir sempre para os mesmos lugares, nada de novo acontecendo, já está um tédio.

Necessito, de verdade, de um tempo daqui. Isso vale para outras cidades vizinhas. Momento mais do que oportuno para viajar, de preferência, com os amigos. Passar um tempo com as pessoas daqui, mas em lugares diferentes.

Sem viagens bate e volta, aquela loucura onde mal se dorme. Viajar para passar pelo menos um ou dois dias diretos. Comer, dormir, etc. Tudo sem pressa, na ordem das coisas. Chega dos barzinhos e baladas daqui, sempre iguais.

Festas que são parecidas com a da semana passada e que a semana que vem também será igual. Algo monótono, independente do lugar que se vá. A vontade de fugir disso tudo é imensa. Agora só falta a oportunidade aparecer. De preferência, rápido.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sem atrasos

Chegou a hora de seguir o velho ditado: 'não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje'. Momento de dar um basta naquela espera por causa de outros fatores. Tentar resolver tudo sozinho, chamar a responsabilidade, pedir a camisa 10 e decidir.

Aproveitar que este novo momento está aparecendo para criar as oportunidades, aproveitar as chances e chegar mais próximos dos tão sonhados objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Tentar, desta vez, não desanimar após alguma derrota.

Dizem os mais velhos que cada um tem algo reservado para si, que se uma coisa não acontece, é porque Deus tem algo guardado pra ti mais para frente. Eu sempre fui muito avesso isso, mas está na hora de acreditar um pouco mais.

Fé nunca fez mal a ninguém. A verdade é que após tantas negativas e demora para realizar tudo que quero, ficou difícil ter alguma. Mas, agora é tempo de reconquistá-la e, junto com ela, buscar tudo o que dizem estar reservado para mim. Hora de ir atrás, chega de atrasos e espera.

"Don't runaway
 And do the things you have to do
 Just take your chance
 And make your wish come true"
(House Liberty - Tonight Is The Night)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

5º elemento

O 'Devaneios da madruga' retorna ao seu momento 'Devaneio cultural'. Hoje irei indicar um cd para os leitores deste espaço. Minha dica é o 5º elemento, da banda santista Aliados. O quinto disco lançado pelo grupo possui 14 músicas e tem uma duração de por volta de 45 minutos de muito rock. Todas as canções são inéditas.

O interessante é perceber que mesmo após tanto tempo na estrada, cinco cd's na pista, mudança para o selo Sony Music, a banda segue com o mesmo estilo, sem mudar as raízes. Do original, só a saída de Thiago Castanho, que voltou ao Charlie Brown Jr. e o número 13, código da cidade, que não está mais no nome da banda.

A qualidade do som é muito boa e vale a pena perder um tempinho para ouvir o material. Como fã da banda, eu sou suspeito para falar. Na minha visão, musicalmente, é o melhor trabalho do grupo. A qualidade em relação aos outros trabalhos é sem comparação.

Vale a pena lembrar para quem está em Santos e região que, na próxima sexta-feira, o Aliados realiza o show de lançamento do cd, na Capital Disco, em Santos. Segue abaixo o playlist com as novas músicas do Aliados.

1 - Somos Todos Noizz
2 - Esperança
3 - Tu Gosta Que Eu Sei
4 - Me Aquece
5 - Amanhã não Sei Mais
6 - Meu Caminho
7 - Deixa Eu Mostrar
8 - Não Me deixe Aqui
9 - Perto De Mim
10 - Viajando Sem Parar
11 - O Que Eu Faço
12 - Águas Passadas
13 - Tente Outra Vez
14 - O Passo De Um Vencedor

domingo, 26 de junho de 2011

Águas passadas

Águas passadas não movem moinhos. A frase é velha mas sempre atual. O que passa deve servir para aprendizado apenas. Não se deve ficar trazendo à tona situações que possam te agregar transtornos de qualquer forma.

Será uma dor de cabeça desnecessária. Além do que, ser levado por essas águas pode apenas confundir quem está no meio dela. Não traz nenhuma coisa positiva, nenhuma resposta, nenhuma solução. É só um redemoinho que joga de um lado pro outro.

Por mais que isso seja forte, que você sinta essa vontade de mexer no que está quieto e insistir no passado, não faça. Seja maior que isso. Viva o agora. Aproveite o momento. Se um dia o que passou tiver que voltar, irá acontecer de qualquer forma. Ao seu tempo.

Só não fique numa situação sem solução onde você apenas ficará tonto e sem nada para te acrescentar. Já não basta os problemas de hoje, ter lidar com problemas do passado que estão enterrados é demais. Não vale a pena se desgastar por isso.

"Águas passadas só irão afogar alguém
 Que desiste de lutar
 Seja forte e não se deixe levar
 Pois a fraqueza é o mal querendo entrar"
(Aliados - Águas Passadas)

sábado, 25 de junho de 2011

Comunicadores instantâneos

A comunicação instantânea facilitou e barateou o contato com o mundo. MSN, Facebook, ICQ, Google Talk, a ferramenta que seja, serve, à princípio, para que você consiga falar com quem quiser de forma mais fácil e ágil, sem custo algum.

É muito útil, sim. Mas ainda creio que isso é fruto de forças malignas que criaram tal aplicativo para trazer o caos para o mundo. Tá bom, minha colocação apocalíptica é muito exagerada, mas que ele por vezes é falho e causa problemas, isso é sim.

O grande problema dessa ferramenta é o ruído que ela possui e que pode causar uma alteração no sentido da mensagem entre o emissor e  receptor. Não tem como você dar entonação durante as frases, mesmo tentando bastante.

Desta forma, a pessoa recebe a mensagem da forma que convir a ela e não como o emissor desejaria que a mesma chegasse. Isso é fator para brigas de todos os tipos em comunicadores. Pior ainda é quando você diz: 'Você não entendeu o que eu quis dizer'. Dai é estopim para a discussão piorar.

Por isso, meu sábio conselho é: 'Evite, sempre que possível, discutir por meio de comunicadores virtuais'. Você vai ter menos dores de cabeça do que imagina. Precisa falar algo sério? Ligue ou fale pessoalmente. Desta forma, estará livre de dores de cabeça desnecessárias.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Talvez

Talvez eu esteja mudado demais. Coisas que me divertiam a noite toda antigamente, hoje não surtem mais o mesmo efeito. É como se não fizesse parte de mim, não fosse meu mundo. Apenas uma fase superada na vida que não tenho vontade de atravessar novamente.

Talvez as pessoas mudaram. Aqueles que eram divertidos e engraçados, agora não tem mais tanta graça. As pessoas que conversavam numa boa, mesmo sem conhecer, hoje são um monte de gente com o nariz empinado e ar de superior. Não há interação.

Talvez os lugares mudaram. Locais onde eu costumava a sair no final da noite, atualmente eu já estou querendo dar adeus depois de umas três horas lá. Um lugar que me abraçava, agora me cansa e muito. Não é mais como era há meses atrás.

Talvez o mundo mudou. Se mudou, eu não acompanhei essa mudança. Vi de longe, por um tempo e quando tentei entrar novamente nele, não me senti a vontade como antes. Esse não é mais o meu mundo. Talvez tudo isso tenha acontecido junto, mas ainda assim, deu para aproveitar um pouco e ter bons momentos com amigos. No final, é isso que vale e importa.

"Party rock is in the house tonight
 Everybody just have a good time
 And we gonna make you lose your mind
 Everybody just have a good time"
(LMFAO - Party Rock Anthem Feat. Lauren Bennett & GoonRock)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Campeão

Quarta-feira, dia 22 de junho de 2011. Dia de jogo do Santos, dia de título na Libertadores da América. Dia de todo mundo em casa, reunidos para torcer pelo Alvinegro Praiano e celebrar a terceira conquista do torneio continental.

Foram 90 minutos de sofrimento, alegria e angústia até o apito final. Mais de dez pessoas em casa para torcer a favor ou contra o título sanitsta. Para quase todos ali, algo inédito. Uma Libertadores da América não é para qualquer um.

Saudações ao amigo corinthiano que aguentou toda a zoação durante o segundo tempo e ainda teve paciência para ver Edu Dracena erguer a taça da América. Foi um sacrifício para ele, eu sei, mas uma alegria contagiante para todos nós.

Para completar, tufão em homenagem ao título, festa na praça e tudo o que um genuíno campeão da Libertadores da América merece. Agora é se preocupar com o mundial, chegar até a final contra o Barcelona e seja o que Deus quiser! #vaipracimadelessantos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

#vamossertrisantos

Chegou o grande dia! Depois de uma longa espera de uma semana, que pareceu durar um mês, quarta-feira, dia 22 de junho de 2011. Chegou a hora de assistir o Santos decidir a Libertadores da América contra o Peñarol, pela segunda vez.

Por causa dos vídeos da TV Santos, eu descobri que esta partida será o jogo de número 100 do Santos pela Libertadores da América. Em 100 partidas, essa é a quarta final do Alvinegro Praiano pelo torneio continental.

Nessas horas, eu lembro dos meus caros amigos corinthianos, dos quais tenho que tirar um sarro básico devido ao número. No ano em que o Corinthians completou 100 anos, não passou nem da pré-Libertadores. Além do que, durante todo esse tempo, o Timãozinho nunca chegou nem a uma dessas finais. Em pensar que Flamengo disputou dez vezes e Vasco da Gama, nove, e ambos já conquistaram o torneio. Sem contar as quatro participações do Fluminense e as três de Atlético-PR e São Caetano, que chegaram a final, mas não levaram. Enquanto isso, o Corinthians, em nove oportunidades, foi no máximo o quarto colocado, o que o coloca ao lado do Guarani. Algo pífio.

Mas, o momento é de torcer e comemorar. Aguardar pelo esperado título para depois tirar sarro com mais motivos. Agora é aguentar até às 21h50 e passar pelos tensos 90 minutos de jogo até a tão sonhada consagração. #vamossertrisantos

terça-feira, 21 de junho de 2011

The last king of Scotland

Depois de muito tempo sem escrever sobre filmes, está no dia de indicação no 'Devaneios da madruga'. Minha dica de hoje é o longa-metragem The last king of Scotland (O último rei da Escócia), de 2006, do diretor Kevin Macdonald.

Baseado no livro homônimo de Giles Foden, o filme relata a história de Nicholas Carrigan, um médico escocês, vivido por James McAvoy, que se torna médico pessoal de Idi Amin Dada, famoso ditador que governou Uganda entre 1971 e 1979.

Usando a Uganda de Amin Dada (interpretado por Forest Withaker) como pano de fundo, o longa mostra as faces de um líder político imprevisível e obcecado pelo poder. Um homem que cometeu atrocidades para manter seu domínio sobre o povo.

Apelidado pelo cidadãos como 'o açogueiro de Kampala', Amin dada extermina todos aqueles que se opõe ao seu governo. Se auto-intula 'o último rei da Escócia' por ter 'expulsado' os ingleses de Uganda. Além disso, foi acusado de diversos crimes contra a humanidade. Jornais britânicos o acusaram até de canibalismo.

Carrigan, que entra na vida de Amin Dada por um acaso, acaba tomando corpo ao longo do filme. Seu papel na história de Uganda vai ganhando força ao tempo em que ganha a confiança do ditador, a ponto de se tornar um dos principais conselheiros do general.

Mas, ao mesmo tempo que a importância do médico aumenta, ele vai percebendo que o homem que aprendeu a admirar, após o mesmo derrubar o antigo governo, não é um líder como se imaginava. Com isso, aprende que quanto mais se entra no mundo Idi Amin Dada, mais difícil fica de sair com vida.

Uma brilhante atuação de Forest Whitaker. Tão convincente que lhe rendeu premiações de melhor ator no 'Oscar', 'Globo de ouro' e BAFTA. Ganhou outros BAFTA's por melhor filme britânico e roteiro adaptado,  além de ser indicado por melhor filme e melhor ator coadjuvante (James McAvoy).

Um filme com ação e drama que relata fatos reais com cenas fortes e que chegam a chocar a quem assiste. O último rei da Escócia é um filme imperdível para quem gosta de 'História' e quer conhecer mais sobre um dos principais e mais crueis ditadores africanos da história.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Chegando a hora da tensão

Segunda-feira chega e, junto com ela, a tensão em relação a taça Libertadores da América. Um nervosismo começa a tomar conta do coração santista. O nervosismo que não esteve desde o primeiro jogo até o final da primeira partida da decisão.

Não que eu não tenha enfrentado essa aflição por uma decisão continental com meu clube na final antes. Mas, agora, diferentemente de 2003, o Santos possui o favoritismo e a vantagem de ter empatado o primeiro jogo da final, jogando fora de casa.

Se na decisão contra o Boca Jrs., da Argentina, era um 'seja o que Deus quiser', devido a derrota por dois a zero em Buenos Aires, agora é bem diferente. É ter todo cuidado para não deixar escapar o título e sem pensar que já ganhou.

Até quarta-feira será isso. Uma tensão crescente que só irá sair ao final da partida. Rezar para que tudo se resolva, a favor do Santos, nos 90 minutos finais. Passar por uma agonia de prorrogação e penaltis, ninguém merece.

domingo, 19 de junho de 2011

Reclamar sentado

Todos já estão cansados do que acontece na política do Brasil. Seja em qualquer um dos poderes que regem este País, sempre há absurdos e indignação pelo que se passa. São escândalos, danças da pizza, CPI's que não dão em nada.

A única coisa que acontece é um grande sentimento de impunidade para com os tubarões que jogam peixes pequenos para ser capturados. Mas o engraçado é que em todo lugar nós vemos discussões sobre e até acham soluções para alguns desses problemas.

Entretanto, não entendo porquê, o brasileiro se acostumou a reclamar sentado na comodidade de seu habitat. Não há mais luta. Manifestos, quando acontecem, partem de uma minoria e logo se dissipam. Mas, por que o brasileiro é assim, hoje?

Não venham me dizer que o povo brasileiro está acostumado a isso. Não! A história prova que os brasileros sempre lutaram. Uma lista de revoltas como Sabinada, Canudos, Balaida, Cabanagem, entre outras. Na atualidade, até um presidente caiu por causa de movimentos.

Temos que aprender a cobrar. São os políticos que servem aos nossos interesses e não o contrário. Não há como abaixar a cabeça para tudo que acontece. Ficar reclamando enquanto o jornal passa e fingir que não se pode fazer nada depois. Se nós não lutarmos pelos nossos interesses, ninguém fará por nós.

"Pare de apontar se esse mesmo é você
 Atrás de desculpas pra que possa se omitir
 É simples e frustrante concordar com que a maioria diz
 Aceitar"
(Dead Fish - Eleito Por Ninguém)

sábado, 18 de junho de 2011

Longa sexta-feira

Retornando ao lar após uma longa noite de sexta-feira. Para alguém que estava sem vontade de sair de casa e não dava nada pela madrugada de hoje, até que foi bem divertido. Um clássica noite de sexta comandada por muito rock.

Algo me dizia: 'fica em casa, não tem nada para você lá fora'. Mas, lá fui eu em busca de alguma alegria para o início de final de semana. Após chegar ao local, nada que me inspirasse a entrar. Ao contrário, tinha fatores que me incentivavam a não adentrar o recinto, mas vamos lá.

Entretanto, não me arrependi da 'aventura'. Lugar bom, boas bandas, excelente som. Muito rock clássico para dar um ânimo para um final de semana que espero que seja 'estranho', como há muito tempo não é. Para terminar a noite, a ida ao McDonald's e aquela volta pela cidade para ver como está o resto de Santos. É, pelo menos o final de semana começou divertido.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os 272 palhaços no salão

Foi aprovada pela Câmara dos deputados, na noite da última quarta-feira, a medida provisória 527/2011. Oras, cidadão brasileiro (ou não) e leitor do blog, você me perguntará: 'O que é esta medida provisória 527/2011 que foi aprovada anteontem?'

Essa mutreta política feita pelos nossos gloriosos representantes em Brasília criará o que eles chamam de 'Regime Diferenciado de Contratações Públicas, com regras específicas para licitações de obras e serviços relacionados às copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014) e às Olimpíadas e Paraolimpíadas (2016)'.

Agora, vamos a tradução. É uma medida que visa facilitar o trâmite com licitações para os eventos citados. Segundo os 272 deputados que votaram a favor, visa uma flexibilização para que as obras necessárias para a realização dos eventos saia do papel.


Sendo mais claro, essa manobra irá manter em sigilos todos os custos em relação aos eventos da dona FIFA e seo COI. Se o orçamento estourar, o povo brasileiro não irá ficar sabendo. Quanto vai custar a reforma do Maracanã, que já passa de 700 milhões de reais? Quanto dinheiro público irá para a construção do futuro estádio do Corinthians? Por quanto as empresas irão vencer as licitações para a construção dos elefantes brancos em Natal, Brasília, Recife, Cuiabá e Manaus? 

O que isso interessa ao povo brasileiro? O Ministério Público do Rio de Janeiro tinha criado uma comissão para fiscalizar todos os gastos referentes aos Jogos Olímpicos de 2016. Onde fica essa comissão, se tudo ficará em sigilo?


Parafraseando a marchinha 'Máscara negra': "Tanto riso! Oh! Quanta alegria! Duzentos e setenta e dois palhaços no salão!" Com o povo brasileiro nas arquibancadas do circo, rindo e omisso. Sem esboçar qualquer reação contrária.


Não pense você que os incríveis 76 parlamentares que votaram contra tiveram bom senso. Pensaram em não aumentar o rombo nos cofres públicos. Não! Grande parte destes 76 são a oposição. Não esqueça que quase todo mundo ali é carneirinho que segue a indicação do pastor (partido). Se o partido orienta votar não, porque o outro lado votou sim, vão quase que todos, cegamente, atrás da orientação.


Pior ainda é ver gente ligada ao esporte como Popó e Romário votarem sim. Abaixarem a cabeça para tudo isso. É algo revoltante e vergonhoso. Mas, novamente, o que interessa ao povo brasileiro? Todo mundo só quer festa e não fazer vexame perante ao resto do mundo. Pois isto já é um vexame. 

Viva a Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas! Serão 3 meses, nos próximos cinco anos, de festa, paparicando gringos e tentando posar de primeiro mundo. E depois, nós que nos viremos com o rombo que vai ficar. Simples. Viva, Brasil!


Para quem se interessar, a lista de votação da MP 527/2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Balde

Jogo do Santos + Libertadores da América + Bar = Um pouco de atenção no jogo e muita risada na mesa do bar. Essa fórmula de sucesso tem dado certo desde o início da campanha do Alvinegro praiano na competição e hoje não foi diferente.

Muita cerveja, muitos risos e algumas porções porque ninguém é de ferro. Balde atrás de balde de cerveja. Cinco no total. Tudo graças a brincadeira de virar o copo e desafiar o próximo para virar o copo também. Nisso foram 20 garrafas de Skol.

Mas o importante é rir, estar com os amigos e se divertir ao máximo. Precisava sair da monotonia, do cotidiano. Tudo isso eu tive na noite de hoje. Não há nada melhor do que voltar para casa se sentindo leve e feliz. Uma noite memorável.

Quanto ao jogo, o Santos podia ter vencido. Podia, mas empatou. Pra variar, Zé Eduardo perdeu gols, Neymar simulou faltas e tomou cartão amarelo e o Santos ficou no zero a zero. Agora é torcer por uma vitória e o título no Pacaembu. Vai pra cima deles, Santos!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O universo

Quem nunca ouviu: ' temos que fazer o universo conspirar a nosso favor'? Aquelas famosas teorias sobre energias que movem o mundo, o que foi dito no livro e filme 'O segredo' e tudo mais. Apesar de ter fé nas coisas, eu sou cético quanto a isso.

É um pensamento muito contraditório para mim. Falar que eu preciso desencanar das coisas para que a energia gire a meu favor e tudo aconteça. Mas, se eu não for atrás das coisas, quem irá por mim? O universo? Eu prefiro me mexer ao invés de esperar algo acontecer pela providência divina.

Entre isso tudo, o máximo que pode acontecer é que o foco excessivo em algo acabe por 'cegar' a pessoa. Com isso, não enxergamos o que está a volta, outras alternativas para se alcançar o mesmo objetivo. Mas isso nada tem a ver com energia cósmica.

O primordial é acreditar que pode, que vai conseguir e ir à luta. No mundo de hoje, eu não creio que ficar olhando o mundo girar, dias passarem, e esperar pacientemente o universo te levar a algo, vai levar a algum lugar. Acredito que isso só ira levar a nenhum mesmo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Monotonia

Creio que uma das piores coisas para quem gosta de viver e ter sempre o novo por perto é a monotonia. Aquela força que faz com que nós busquemos qualquer coisa minimamente diferente para não cair no tédio e no comum.

O problema é quando cada vez mais esse leque de novidades e de algo diferente vai se esgotando. Cada vez mais o novo passa a ser antigo e comum. Com isso, não há mais o que descobrir, o que se surpreender e passar a fazer parte do cotidiano.

Quando tudo se torna cotidiano e tedioso surge aquela imensa vontade de não fazer nada, já que não há mais nada de novo pra fazer. Bate o sono repentino, uma preguiça difícil de ser vencida. Uma luta constante contra o ócio.

Então, força para vencer o tédio e o ócio antes que eles virem companheiros diários. Criatividade para vencer a monotonia e força de vontade para sempre buscar algo diferente para si. Monotonia não faz bem à ninguém.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Terceiro início de ano

Meu ano está igual ou pior que o 'programa espacial brasileiro'. Toda hora tentando dar um início para ele, me esforçando pra fazer com que ele saia do chão, mas alguma coisa dá errado, o projeto explode e recomeça tudo da planta novamente.

Começou do começo, como já diria o outro. O início do ano era quando se esperam boas novas, tudo novo. Energias recarregadas, esquema todo montado e viva 2011! Mas, diversos problemas técnicos, erros no projeto e plano abortado.

A segunda vez foi o carnaval. Como o ano no Brasil só começa depois do carnaval, o meu também viria a começar depois da festa de momo. Novamente erros de planejamento, mais uma série de complicações e outra falha.

Então, é chegado a terceira tentativa. Após meses revisando o que deu de errado antes, consertando falhas e realizando mudanças. Chegou a data de aniversário e época de botar em prática o início do 'meu ano'. Agora, com o fim das festividades é hora de, mais uma vez, ir à luta. Vamos ver se agora vai, afinal.

domingo, 12 de junho de 2011

Happy birthday

Feliz aniversário para mim!!! Sábado bom, de bar com os amigos e muito riso!!! Digamos que eu não podia esperar nada melhor que isso!!! Algo simples, como reunir as pessoas, contar histórias, se divertir com tudo e marcar o dia desta forma!!!

Gostaria de agradecer a todo mundo que esteve presente, quem não esteve mas de alguma forma mandou uma mensagem de parabéns para mim!!! Agradecer já também aqueles que futuramente mandarão algo para mim!!! Um muito obrigado!!!

Morram de inveja os solteiros e solteiras que tem raiva deste dia!!! Eu comemoro ele solteiro ou não!!! Brincadeira!!! Vamos celebrar!!! É festa!!! Comemorar dia dos namorados não tá com nada!!! O importante antes de tudo é ser feliz!!! Pra não lembrar que a idade vem chegando e começar a me sentir velho!!!

"Quando olho no espelho
 Estou ficando velho e acabado"
(Cassiano - A lua e eu)
*musiquinha pra fazer piadinha por causa do aniversário!

sábado, 11 de junho de 2011

Finalizando 23

Depois de um longo tempo, e coloca longo nisso, estou escrevendo um post às 8 horas e 14 minutos porque cheguei 'cedo' em casa. Assim como depois de um longuíssimo tempo, eu voltei a ir no videokê, e como sempre, no Bola da vez.

Noite divertida. Cantar sempre ajuda a espantar os males. Já que eu vinha numa onda de má sorte, azar, inferno astral, o quer que isso tenha de nome. Espero que todas as energias ruins tenham ficado para trás e, às vésperas do meu aniversário, tudo seja positivo.

Bom, hoje é meu último post com 23 anos. Durante este vigésimo terceiro ano de minha vida fiz diversas coisas. Mas, creio que para mim, ficará marcado mais como o ano do auto-conhecimento. Foi uma época para aprender um pouco mais sobre eu mesmo.

Serviu também para fortalecer amizades, para criar mais juízo e consciência, para aprender a lidar com situações com as quais eu me irritava facilmente. Enfim, serviu para o amadurecimento de alguém que ainda é, por muitas vezes, uma pessoa que transita entre a criança e o adulto.

Este ano também me testou bastante, em diversas formas. Mas, se estou chegando a mais um ano de vida quer dizer que eu sobrevivi. Passei pelo teste. Logo, espero que neste ano que segue, venham as recompensas por isso. Chega de testes, por favor.

"A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer
A barba vai descendo e os cabelos vão caindo pra cabeça aparecer"
(Arnaldo Antunes - Envelhecer)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O peru da festa

Usarei o post de hoje para falar sobre um grande, infelizmente já falecido, humorista brasileiro. Aliás, os melhores comediantes do Brasil já se foram ou estão perto de ir. Mas, enfim, falarei sobre um mito da comédia brasileira, o Costinha.

Lírio Mário da Costa, conhecido como Costinha, nasceu no Rio de Janeiro, em 1923. Costinha desenvolveu a habilidade artística desde pequeno, pois o pai era palhaço de circo. Mas, depois que o pai abandonou a família, começou a trabalhar em diversos empregos.

A vida do humorista mudaria em 1942, quando trabalhou de faxineiro na Radio Tamoio. Dentro da radio, começou a ganhar chances como ator radiofônico. A partir daí, começa a ficar famoso, principalmente pelas piadas da 'bichinha'.

Costinha também fez diversos filmes para o cinema e televisão, chegando à fama entre o final dos anos 60 e início dos anos 70. Também ganhou destaque na 'Escolinha do Professor Raimuindo', de Chico Anysio, como 'Seo Mazarito'.

Gravou uma série famosa contando piadas. As anedotas foram gravadas na coletânea 'O peru da festa'. São cinco discos, com conteúdo proíbido para menores de 21 anos. No conteúdo, piadas de diversos tipos em meio a interação com a plateia.

O humorista veio a falecer no Rio de Janeiro, em 1995, aos 72 anos, devido a um efisema pulmonar. Mas seu trabalho ainda pode ser conferido em vídeos na internet e na 'Escolinha do Professor Raimundo', que é reprisada no canal Viva.











quinta-feira, 9 de junho de 2011

À espera de um milagre

Depois de algum tempo sem indicar filmes no 'Devaneios da madruga', volto a escrever sobre. A dica de longa-metragens de hoje é 'À espera de um milagre' (The Green Mile), um drama de Frank Darabont, lançado em 1999.

Estrelado por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, a obra é baseada no livro de mesmo nome, escrito em 1996, por Stephen King. A história é narrada por Paul Edgecomb (Hanks). Em 1999, Edgecomb, idoso e em um asilo, conta histórias tempo em que era guarda-chefe no corredor da morte da penitenciária de Cold Mountain, na Louisiania.

O local é chamado de 'Green Mile', por ser a última milha em que um condenado caminha antes da cadeira elétrica. Já o verde, se deve a cor do chão do local. No local, três presos esperam pela execução: Eduard Delacroixs, conhecido como Del; William Wharton, chamado de Wild Bill; e John Coffey (Duncan).

Coffey foi condenado pelo assassinato de duas meninas, mas seu comportamento é longe de ser a de um assassino. Dono de um comportamento infantil, o preso demonstra ser inofensivo e possui até medo do escuro.

Entretanto, dentro da penitenciária, John revela um dom: o de curar. Ele resolve demonstrar o poder primeiro para Edgecomb, e o cura de uma infecção urinária. A partir daí, ele cria um vínculo grande com os guardas do local. Neste momento, começa uma série de eventos que colocam em dúvida se John Coffey era o crimisoso de que foi acusado.

O longa-metragem recebeu quatro indicações ao Oscar: 'Melhor filme', 'Melhor ator coadjuvante (Michael Clarke Duncan)', 'Melhor som' e 'Melhor roteiro adaptado. Ainda recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, por 'Melhor ator coadjuvante', também com Michael Clarke Duncan.

Apesar de não ter recebido nenhum dos principais prêmios do cinema, o filme é belíssimo. Conta com uma grande atuação de Tom Hanks e marca a entrada de Michael Clarke Duncan dentro do hall de grandes atores do cinema norte-americano. Uma obra recheada de drama e que consegue emocionar a todos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Segurar o ímpeto

Tenho tido conversas que tem me ajudado a ver um erro que eu cometo normalmente. Por ter um sentido de justiceiro, andar com a espada de Grayskull em punho, lutando contra todo tipo de mal, acabo comprando brigas que não são minhas.

O fato é que, de verdade, eu acabo por dar mais valor aos acontecimentos do que as pessoas que estão diretamente envolvidas. Comprar uma causa que não é sua é uma falha, e grave. Mas, após algumas porradas da vida, uma hora tinha que aprender isso.

Não devemos ser superprotetores com as pessoas a nossa volta. É necessário largar mão disso. Até porque, muitas vezes, você não é compreendido e o feitiço vira contra o feiticeiro. Quem queria ajudar é colocado como o 'ruim' da história até que a pessoa quebre a cara.

Aprender a aconselhar, no máximo, quando me pedem e, ainda assim, pensando muito bem antes de falar algo. Querer sempre auxiliar com os obstáculos é desgastante e uma perda de tempo, já que reconhecimento por isso eu não vou ter.

Então, hora de aprender a respeitar a escolha dos outros, mesmo que julgue como errada. Faço um alerta sobre a situação, se a pessoa quer seguir com as atitudes, opção dela. Tenho que parar de me preocupar com isso. Já tenho problemas o suficiente para esquentar a cabeça com o resto do mundo que me cerca.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Parou por aqui

Dias passando, a idade chegando e, com ela, aqueles longos momentos de reflexão entre o que está certo e errado dentro da vida. Aos poucos chegando à conclusões as quais já sabia, mas não queria aceitar, ou queria provar que poderia fazer diferente. Mas vi que é impossível.

A essência de uma pessoa nunca mudará. Fato. Atitudes só mudam se o indivíduo quiser. Fato. Só em momentos de pressão que as pessoas mostram se modificaram seu comportamento ou não. Fato. Após todas estas constatações óbvias, só resta fazer aquilo que era pra ter feito há algum tempo. Hora de largar de ser insistente com algo que não vai mudar.

Também tomei consciência em não me preocupar com esse vazio emocional que me toma ultimamente. Ao invés disso, usarei ele ao meu favor. Já que o mundo é frio, não há motivo para agir diferente. Nadar demais contra o fluxo da correnteza cansa. Nesse momento, vou canalizar as forças para algo útil em vez de me preocupar com isso.

Já que é o momento de um novo ciclo, é tempo também de cessar com certas atitudes e teimosias. Hora de parar por aqui. Bater na mesma tecla só vai fazer aparecer a mesma letra. Já mudei muita coisa, mas isso falta mudar. Está na hora de começar. Ou melhor, já até passou da hora.

"Run away
 I'm living with a hole inside
 A piece of me I am yet to find
 The edge of reason, Lies uneven
 Turn me off, feel the blood so cold"
(Avenged Sevenfold - Lost It All)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Inferno astral

Pelo que eu tinha conhecimento, o inferno astral de cada signo acontece exatamente um mês antes do aniversário da pessoa. No meu caso, meu signo de gêmeos resolveu inovar e transferir o inferno astral, de um mês para a semana anterior.

Essa é a única conclusão que eu posso tirar depois de passar pelo último final de semana. Para não entrar em muitos detalhes sobre o mesmo, digo apenas que tudo que poderia dar certo, deu errado e até o que estava bem, também deu errado.

Mas, enfim, contudo, entretanto, todavia, não podemos desanimar. Afinal, fim de semana que vem logo está aí e com ele, meu aniversário. Sim, meu aniversário! Que se dane se é no dia dos namorados, pra mim, essa data que se exploda!

Se bem que me falta ânimo pra comemorar o aniversário também. Creio que não há muito o que comemorar entre junho do ano passado e deste ano. Claro, sempre vai vir alguém falar que você tem que comemorar que está vivo, com saúde, com família e tal. Isso é algo pra se agradecer todos os dias, não apenas no aniversário. Então, coisas mais específicas, não há que comemorar, infelizmente.

O negócio é torcer para que o inferno astral tenha passado e as coisas voltem a melhorar. Fiquem como estavam até o meio da semana passada, pelo menos. Também nunca dizer: 'pior não dá para ficar', porque sempre dá para piorar um pouco. O jeito é ir tentando melhorar as coisas. Vamo que vamo!

domingo, 5 de junho de 2011

Tempo rei

Como o tempo pode ser, por vezes, injusto. Ele possui uma mania sarcástica de nos colocar de frente para algumas situações nos momentos mais inoportunos. Então, ao mesmo tempo, ele nos dá o gosto da sensação e nos tira pouco tempo depois.

Encontrar a pessoa certa, mas no momento errado. No tempo errado. É uma questão complexa. É difícil achar uma forma de conciliar os dois pontos porque um é totalmente oposto ao outro. Neste caso, eu acredito que só devemos é esperar o tempo se ajeitar.

Enquanto o tempo se encaixa no momento exato, ou não, o importante é seguir com as coisas. Como diz a música: 'tudo agora mesmo pode estar por um segundo'. Então, devemos aproveitar o máximo tudo que o momento nos propricia. Se for pra ser, será, ao tempo certo.

"Não se iludam
 Não me iludo
 Tudo agora mesmo
 Pode estar por um segundo
 Tempo Rei!
 Oh Tempo Rei!
 Oh Tempo Rei!
 Transformai  as velhas formas do viver
 Ensinai-me
 Oh Pai! O que eu, ainda não sei"
(Gilberto Gil - Tempo Rei)

sábado, 4 de junho de 2011

O frio

Alguém me dê motivos convincentes para gostar do frio? Cada vez que o inverno vem adrentando o outono até que o pico dele chegue, eu sinto mais saudade dos tempos mais quentes, no mínimo, amenos, bem melhores que este frio.

O único ponto positivo desse clima é que as pessoas passam a se arrumar mais. Fica algo mais bonito, mais elegante. De resto, é um saco. Ao começar por ter que viver dias e dias com casaco, de calça, tudo para evitar o vento gelado.

Depois pela mudança brusca de temperatura que sempre me deixa doente. Estou cansado de ficar gripado, com dor de garganta, sem energias e passando o dia na cama ao invés de aproveitar o que a vida nos dá. Esse ano já foram umas cinco situações deste tipo, como estou hoje.

Também não se pode beber algo gelado. Tudo para preservar a saúde. Qualquer coisa gelada agrava a situação. Logo, sem água gelada, refrigerante, cerveja, o que seja. Se tiver que beber, é pra ser morno ou quente. Cerveja e refrigerante morno ninguém merece.

Enfim, chega de frio, de temperaturas baixas, do vento gelado piorando meu estado de saúde. Por favor, gostaria de um pouco de sol e calor de volta ao hemisfério sul. Deixa esse tempo gelado, chuvas e outras coisas pra áreas que precisam. Numa cidade de praia, ninguém precisa disso por meses.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Legend

Já que faz um tempo que eu não indico nenhum álbum, resolvi dar um toque aos leitores do 'Devaneios da madruga'. Minha dica de hoje é um cd clássico do reggae, Legend, de Bob Marley & The Wailers, lançado em 1984.

A obra traz os maiores sucessos do rei do reggae e banda. É o álbum de reggae mais vendido de todos os tempos, recebendo disco de platina, nos Estados Unidos, por 13 milhões e 500 mil cópias. Uma referência quando se trata deste gênero musical.

O cd traz, na sua versão original, 14 músicas. Onze escritas por Bob Marley e outras três feitas antes da entrada do mesmo no grupo. A qualidade musical é muito grande, fato que fez a revista Rolling Stone colocar o álbum entre os 50 melhores de todos os tempos.

Parte das músicas de 'Legend' estão no filme 'Eu sou a lenda' (I'm legend), apesar das mesmas não terem entrado na trilha sonora oficial do longa-metragem. Além disso, o cd também está no jogo 'Rock Band', que já 'homenageou' outros grandes artistas, como 'Os Beatles'. Para quem não conhece, ou conhece pouco, o trabalho de Bob Marley, ele serve como uma introdução à toda obra do músico.

Versão original de Legend:
1 - Is This Love
2 - No Woman, No Cry
3 - Could You Be Loved
4 - Three Little Birds
5 - Buffalo Soldier
6 - Get Up, Stand Up
7 - Stir It Up
8 - One Love/People Get Ready
9 - I Shot the Sheriff
10 - Waiting in Vain
11 - Redemption Song
12 - Satisfy My Soul
13 - Exodus
14 - Jamming

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sem pressa

 Momento de ser paciente e calmo. Tem sido bom levar a vida dessa forma. Levar as cosisas sem apressar. Sem colocar o carro na frente dos bois. Com essa mansidão, ir aprendendo aos poucos as lições da vida no momento em que acontecem.

Levo isso como uma parte do processo de amadurecimento. Já que eu me permito errar, mas nem tanto, agora eu prefiro ir sem pressa. Deixa o tempo correr, a vida encaminhar e, nas horas certas, tomar as decisões que eu julgar melhor.

O mais importante é estar fazendo tudo de acordo com meu gosto. Ter essa liberdade. Não estar preso a situações trazidas por terceiros. Desta forma, é muito melhor e cômodo tomar decisões. Também creio que assim consigo tomar os melhores rumos para minha vida. Dia-a-dia, um passo por vez. Não é preciso viver a vida num minuto.

O importante é aproveitar durante todo o tempo. Num é necessário viver a vida em um minuto. Ter um plano para os próximo cinco, dez anos. Mal começar o hoje, já pensando no futuro distante. O bom é desfrutar ao máximo essa grande viagem que é a vida. 

"Vou ficar mais um pouquinho
 Para ver se eu aprendo alguma coisa
 Nessa parte do caminho
 Martelo o tempo pra eu ficar mais pianinho
 Com as coisas que eu gosto e
 Que nunca são efêmeras"
(Tulipa Ruiz - Efêmera)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lo que sea

Em um tempo passado, eu tinha o costume de planejar demais as coisas na minha vida. Sonhando demais com o futuro, olhando acima do que tinha condições. Ou seja, alçando vôos maiores do que eu poderia alcançar neste momento.

Mas, aos poucos, percebi que não adianta de nada vislumbrar demais o amanhã se não vivemos o hoje. Agora, eu passei a dar mais importância para o que vivo do que para o que quero viver. O longo futuro eu deixo para que o tempo traga e o transforme em presente.

Resolvi adotar a filosofia de que 'o que é para ser nosso, está guardado e acontecerá no tempo certo'. Lógico, ainda tenho uma certa ansiosidade para algumas coisas, mas não entro mais em desespero. Se as coisas acontecem, é porque tem que acontecer. Não adianta eu querer adiar ou adiantar. Vai ser no tempo que tem que ser.

Planejar o amanhã, atualmente, só o que está ao meu alcance. Exemplo: 'Se eu não tenho dinheiro dinheiro para ter uma casa, não vou pensar em como seria morar sozinho'. Em tempo, a vida está acertando e mostrando novos caminhos. Para mim, viver o hoje tem valido mais a pena.

"Y el que quiera creer que crea
 Y el que no, su razón tendrá
 Yo suelto mi canción en la ventolera
 Y que la escuche quien la quiera escuchar
 Ya esta en el aire girando mi moneda
 Y que sea lo que
 Sea"
(Jorge Drexler - Sea)