segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Princípio do fim

Renato Russo escreveu na letra da música 'Por enquanto' que 'o pra sempre, sempre acaba'. Essa premissa é verdadeira. Uma vez que vivemos em constante mutação, infelizmente, nada dura para o eterno. Em alguns casos, resiste, mas nunca de forma perfeita como era no início.

Em relações, seja amizade, namoro ou casamento, temos sinais bem evidentes que nos informam quando se está perto do final, o chamado príncipio do fim. A quebra do laço, do vínculo está quase que visível, mas por motivos diversos, ainda acreditamos que há como continuar.

Isso é um grande erro. Como diz o povo: 'errar é humano, persistir no erro é burrice'. A única coisa que vai acontecer é um desgaste maior, mágoas, tristezas. Você verá crescer apenas sentimentos não agradáveis sobre essa relação. O melhor a fazer é desatar este nó de uma forma boa e com boas lembranças do que de forma abrupta, onde só ficarão coisas ruins para ambos.

A partir daí, cada um siga o seu caminho. Você será lembrado sempre com certo carinho por aquela pessoa, apesar do fim, e vice-versa. Cada um terá um espaço especial e reservado dentro da história de vida do outro. É melhor do que prolongar o sofrimento e aumentar mágoas e tristezas.

"Something's getting in the way
 Something's just about to break
 I will try to find my place in the diary of Jane
 As I burn another page
 As I look the other way
 I still try to find my place in the diary of Jane"
(Breaking Benjamin - The Diary Of Jane)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

É rapidinho

Post de hoje será curtíssimo, em virtude do concurso público da Petrobras que me fará acordar às sete horas da manhã. Então usarei meu poder de síntese para conseguir escrever algo em alguns poucos parágrafos.

Sábado bom, apesar de curto. O Studio Rock sempre é uma boa opção para ouvir boa música, conversar, beber e curtir. Após mais um show da Veríssimo tive que sair devido à essa bendita prova. Hora do momento 'ter consciência' para estar bem para amanhã.

Um pouco de tensão pelo teste. Tentando relaxar aos poucos. Afinal, estudei durante quatro anos tudo o que cai nesta prova, tenho que ir bem. Vou manter a mente fresca e tentar me lembrar de tudo que estudei durante esses quatro anos. Bom, é isto. Agora parti. Desejem-me sorte.

Seguindo a onda viciante que se tornou a Velha Guarda da Portela para mim, deixo um trecho de "A Saudade Me Traz".

"A saudade me traz
 Quero rever alguém
 Que do meu coração não sai
 Eu vivo nessa agonia sem fim
 Eu canto, Eu bebo para esquecer
 Mas nem assim"
(Velha Guarda Da Portela - A Saudade Me Traz)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O dia

Bom, continuo divagando sobre os sambas ouvidos durante 'O mistério do samba'. São letras que dizem muito e que, de forma simplista e fácil,  falam sobre o dia-a-dia e até sobre o futuro. São pequenas estrofes, formadas por versos simples, mas que fazem parte de uma grande obra.

Eu penso em muitas letras da velha guarda da Portela. Mas, uma delas, pessoalmente, me chama mais atenção. 'O mundo é assim', relata algo corriqueiro, mas que passa por todos nós, sem que nos dê chance de nos tocar sobre.

Está na hora de olharmos para o passado e, tendo ciência do mesmo, olharmos para o futuro. Ainda hoje, temos sambas antigos que nos tocam e incorporam nosso cotidiano. Ou seja, temos que observar o passado para viver o futuro.

"O dia se renova todo dia
 Eu envelheço cada dia e cada mês
 O mundo passa por mim todos os dias
 Enquanto eu passo pelo mundo uma vez"
(Velha Guarda Da Portela - O Mundo É Assim)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O mistério do samba

Lá vou eu com outro 'momento cultural' dentro deste blog. Vou usar este espaço para indicar um documentário. Para quem gosta de samba, o verdadeiro, não o samba atual que é apenas comercial, assista 'O mistério do samba', de 2008.

Com o foco na velha guarda da Portela, uma das mais antigas e tradicionais escolas de samba do Rio Janeiro, o longa-metragem traz relatos dos tempos antigos do bom samba. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda (sobrinho de Chico Buarque) e Carolina Jabor (filha de Arnaldo Jabor), o filme consegue prender a atenção do espectador ao longo dos seus 88 minutos.

Ele tem uma similaridade com outro documentário: Buena Vista Social Club (de 1999), dirigido por Wim Wenders. A diferença é que, infelizmente, não foi feito nenhum grande show num teatro, com casa cheia para esse povo que representa o berço do samba.

Outra diferença é que o cd do Buena Vista Social Club saiu a partir do filme. Já 'O mistério do samba' nasce de um trabalho que Marisa Monte fez para resgatar antigos sambas. Um material caseiro passado para o cd 'Tudo Azul'. Aliás, a cantora faz parte de toda produção deste longa.

No mais, o filme conta também com dois personagens mais famosos do grande público: Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola, padrinho da Velha Guarda da Portela ao lado do fundador da escola, Paulo Benjamim de Oliveira, o Paulo da Portela.

Fica a dica para quem gosta de música, de samba e, principalmente, da Portela. 'O mistério do samba' é um documentário que te faz caminhar entre alegrias e tristezas por meio da comunidade e que consegue, de certa forma, fazer com que você se identifique com as personagens e se sinta mais um que está ali, ajudando a cantar em coro, todas músicas.

"Você me abandonou
 Ô ô eu não vou chorar
 Mas hei de me vingar
 Não vou te ferir
 Eu não vou te envenenar
 O castigo que eu vou te dar é o desprezo
 Eu te mato devagar"
(Velha Guarda da Portela - Você Me Abandonou)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aliados

Estão com a gente em todos os momentos, não importando se bons ou ruins. Por vezes, os afastamos, mas sempre voltam, acolhem, dão conselhos, conversam, dão risadas, choram. Isso sem ter nenhum laço sanguíneo contigo. São os aliados, os amigos.

Uma segunda família, formada por muitos irmãos. Como diz uma música do grupo O Rappa: 'é quem você escolhe pra viver, é quem você pra você. Não precisa ter nunca conta sanguínea. É preciso ter sempre um pouco mais de sintonia'.

Alguns deles acabam se perdendo pelo caminho, seja por distância ou por outro motivo. Outros, seguem ao seu lado por anos, décadas, por uma vida toda. Valorize-os. Eles são peças fundamentais para sua vida. Sempre estarão do seu lado para te dar suporte.

Guarde todos sempre em um lugar especial. Afinal, eles te ajudam a construir o seu dia-a-dia e quando você chegar a velhice e for contar histórias do seu passado, lembrará de todos, com um sentimento especial.

"É tão forte quanto o vento quando sopra
 Tronco forte que não quebra, não entorta
 Podes crer, podes crer
 Eu tô falando de amizade"
(Cidade Negra - Podes Crer)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Here we go!

Já diria o Mario, ícone da Nintendo: 'Here we go!' Após alguma dor de cabeça, muita irritação e paciência, o ingresso para o Avenged Sevenfold está comprado. Agora é aguardar pelo dia 3 de abril para assistir ao show no Credicard Hall.

Momento da ansiosidade e do otimismo tomarem conta. Ao ver os últimos set-lists da banda, reparei que eles tocaram apenas doze ou treze músicas por show. Como o Avenged faz muito show em festival, espero que eles toquem mais músicas em um show só deles.

Passada a preocupação e com a apresentação garantida, chegou o tempo de se preparar para o carnaval. Menos de duas semanas para chegar e ainda estudando alternativas. Mas, o mais provável é que fique com aquela um pouco mais tranquila e de baixo custo. Afinal, depois do dinheiro gasto para o show, hora de poupar um pouco.


"Gave me your hand but realize I just wanna say goodbye
 Please understand I have to leave and carry on my own life
 I don't belong here
 I gotta move on dear
 Escape from this afterlife
 'Cause this time I'm right
 To move on and on
 Far away from here"
(Avenged Sevenfold - Afterlife)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Diversão?

Enfrento um grande momento de revolta durante esta noite e madrugada. Afinal, após aguardar pelo show do Avenged Sevenfold por alguns meses, quando tento comprar o ingresso, fico com a mensagem: 'Desculpe, não foi possível processar esta operação no momento. Por favor, tente mais tarde.'

Esta mensagem se repetiu por umas 6 horas, aproximadamente, até que eu desisti, por hoje, de tentar comprar. O irônico é que a empresa que faz a venda dos ingresos se chama 'Tickets For Fun'. For fun!? O site é o unico que se diverte ao ver minhas tentativas e mais tentativas. Só me estresso quando tento comprar por lá. U2 já foi assim e o Avenged não está sendo diferente.

Bom, tentei tanto que já me deu sono. Amanhã, pela manhã, volto ao meu calvário de tentar conseguir o tão sonhado ingresso pro show. Se eu ver mais uma vez essa droga de mensagem nessa madrugada eu vou começar a socar o pc!

"Can't you help me as I'm startin' to burn
 Too many doses and I'm starting to get an attraction
 My confidence is leaving me on my own
 No one can save me and you know I don't want the attention"
(Avenged Sevenfold - Bat Country) 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Além do obstáculo

Todo mundo enfrenta problemas nessa vida. Todo mundo tem os seus problemas, seus percalços, enfim, seus obstáculos. O problema é que praticamente todos tem a mania de parar em frente aos seus desafios e analisá-los.

Ao invés de ficar nessa reflexão sobre o problema, por que não exergar além dele? Procurar os frutos que podem vir após superar essa barreira em vez de ficar se perguntando porque ela está ali. Lamentar menos pelo que se passa e lutar mais para sair desta situação.

Pensar é importante, sim. Mas pensar demais é atraso de vida. Ao invés de ficar choramingando o resto da vida que teve que enfrentar isso ou aquilo, vá atrás das soluções. Já diria o ditado popular: 'De pensar morreu um burro'.

Então, visualize o que o futuro lhe reserva. O que for para ser seu está ali, guardado, só que você tem mostrar que merece. Nada vem fácil nesse mundo. Mas veja que o que você pode conseguir além do obstáculo e não apenas o próprio obstáculo em si.

"Em meio ao maior sofrimento
 Você encontra a chave da felicidade
 Às vezes numa derrota você encontra
 A chave da próxima vitória"
(Cidade Negra - Mensagem)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Momento 'dica musical'

Bom, o post de hoje será uma dica musical. Já que decidi escrever apenas às cinco da manhã e o sono está batendo, não ficarei aqui me alongando em assuntos mais complexos sobre relações humanas, sociedade, etc. Serei breve.

Sou fã do desenho 'Family Guy'. Em alguns episódios, quando algum personagem quer fugir de uma situação embaraçosa, ele olha para a tela e diz: 'Ladies and gentlemen, Mr. Conway Twitty'. Após isso, a cena vai para uma apresentação do cantor.

Após ver e ouvir as músicas por umas três vezes, no desenho, procurei outras músicas para conhecer melhor o artista. Conway Twitty faleceu em 1993, aos 59 anos. Infelizmente, sofreu um aneurisma enquanto realizava uma turnê, em Springfield.

Dono de uma voz sensacional, Twitty teve grande carreira entre o pop e rock n'roll até a música country. Ganhou dois Grammys, além de ter diversas músicas no topo das paradas nos EUA. So, ladies and gentlemen, Mr. Conway Twitty.

"I see the sparkling little diamond on your hand
 It's plain to see that you've already got a man
 I can see you're not about to fall for any of my lines
 I see the want to in your eyes"
(Conway Twitty - I See The Want To In Your Eyes)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cegueira interna

Por que projetar a perfeição em alguém? Não faz sentido. Entretanto, é um erro comum, facilmente cometido por aqueles que se apaixonam além da conta. Colocar a outra pessoa num pedestal, como se fosse a mais perfeita obra de arte já feita é normal. Errado, mas normal.

Talvez façamos isso porque ao enxergar o mundo como está é fácil ficar desanimado. Com isso, quando nos envolvemos além do normal com alguém, queremos acreditar que esta pessoa está fora desse comum. Desse cotidiano. Que seria alguém realmente especial.

Mas, como nem tudo é um mar de rosas nessa vida, há situações que tentam nos mostrar que estamos errados. Nesse momento, a cegueira interna toma conta. Nós preferimos não enxergar os diversos lados de alguém e ficamos só com o que nos agrada.

Depois, quando acontecem coisas que fazem com que essa cegueira 'suma', nós nos decepcionamos. Não acreditamos como alguém que você conviveu por algum tempo pode agir assim. Aí está o engano. Aquela pessoa sempre foi assim. Você somente está enxergando a realidade como um todo, não apenas parte dela.

Então, na próxima vez que você se decepcionar com alguém nesse ponto, se decepcione consigo mesmo. Sim, consigo. Por ter deixado se encantar por alguém e deixar de ver a pessoa por um todo. Endeusar alguém é culpa apenas de quem o faz. Aprenda para não cair no erro novamente.

"You're graceful, your grace falls
 Down around me in my eyes
 You're lovely, your love leaves
 So easily in my eyes"
(Rufio - In My Eyes)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Em choque

Hoje está um dia difícil de escrever. Até porque eu tento evitar citar pessoas, detalhar situações, enfim, expor terceiros. Mas, sabe quando você se depara com algo, por alguns segundos que seja, e paralisa? Aquilo te faz pensar. Você chega até a lamentar por aquilo, e de certa forma, ter pena.

Fica por trás aquele sentimento de não poder ajudar de alguma forma. Você estranha, não quer acreditar, mas, uma imagem vale mais do que mil palavras. O engraçado é o impulso de 'São Tomé'. Aquela coisa de 'eu só acredito, vendo'. Outros já tinham alertado, mas você ter a imagem é mais forte.

Mas também há de se lembrar do livre arbítrio. Cada um é responsável pelas escolhas que faz e pelas consquências das mesmas. Então, pela lei do 'cada um colhe o que planta', não há mais o que se pensar. Se isso aconteceu, foi por escolha individual. Mas, ainda sim, choca um pouco.

"Hoje o samba saiu procurando você
 Quem te viu, quem te vê
 Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
 Quem jamais esquece não pode reconhecer"
(Chico Buarque - Quem Te Viu, Quem Te Vê)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Caminhando pela mente

Caminhar pela mente. É um nome mais brando para o que se pode chamar de exame de consciência. É muito útil quando se tem alguns pontos de interrogação na cabeça. Buscar a compreensão do presente no passado. Afinal, o que acontece hoje é reflexo do que foi feito ontem.

Há muito que pensar nessas horas. O importante para se achar respostas é focar. Não tente achar todas as respostas de uma vez porque, com certeza, você vai acabar sem nenhuma resposta. Pense em uma questão e reflita. Também não espere que a resposta venha à cavalo. Pode demorar.

Essa técnica serve para diversas situações. É possível achar a resposta para uma tristeza inexplicável que te abate em algo que ainda te aflige, inconscientemente. Outros sentimentos como ansiedade, raiva e rancor, mágoas também podem ter o 'nascimento' em algo passado que ainda reflete no presente.

Se isso acontece, é bom você buscar as respostas. Talvez, até ajuda profissional para superar essas questões. Isso pode afetar sua vida pessoal, gerar bloqueios, mudanças comportamentais e afetar seu físico. É o que se diz: 'mente sã, corpo são'.

Então, caminhe um pouco pela sua mente. Veja se há algumas pedras que estão fora do lugar. Tente ajeitar tudo o que conseguir. Irá ver como tudo tende a melhorar, com o tempo, sem pressa.

"I'm a wondering soul
 I'm still walking the line that leads me home
 Alone All I know
 I still got mountain to climb
 On my own, on my own"
(Switchfoot - Enough To Let Me Go)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Voltas do mundo

Sempre terá aquele momento em que você pensa que tudo está errado no mundo. Você se revolta com a forma como as coisas acontecem, como os maus triunfam e os bons continuam penando. Como aqueles que, de alguma maneira, te fizeram sofrer estão numa boa e a vida para ti ainda não está no curso certo.

Quando pensar nessas coisas, respire. Nesse momento, pare de pensar nisso. Comece a visualizar coisas positivas. Pense no seu futuro sucesso, o que a vida está te reservando. Se ligue em você. Pare de pensar nos outros. Faça o universo conspirar a seu favor.

O que for pra ser seu está guardado. Infelizmente, as coisas não acontecem quando você deseja, então saiba esperar. Lute pelo que quer, mas não espere que tudo apareça já. Às vezes, a melhor oportunidade da sua vida está à beira da sua porta, mas você ainda está correndo para olhar a janela e ver se tem algo vindo.

Quanto aos outros, relaxe. Um dito popular diz que 'cada um colhe o que planta'. Futuramente, pode ter certeza que responderão, um por um, pelos seus atos. A justiça também segue o seu tempo, não acontece quando você acha que tem que acontecer.

Espere o mundo girar e tudo se encaixar da forma que deve ser. Um dia isso acontece. Tarda, mas não falha.


"E o jogo virou 
 E a casa caiu 
 Causando a mil por hora e nada abala 
 E o jogo virou 
 A mente se abriu, eu vou voar
 O mundo gira e bota sempre tudo no lugar"
(Strike - O Jogo Virou)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Antigo questionamento

Por vezes, enfrentamos situações que nos marcam. Nos deixam cicatrizes, marcas e lembranças. Mesmo que, aos poucos, o tempo se encarregue de deixar grande parte guardada no passado, quando sentimos que coisas não foram esclarecidas, ainda pensamos sobre isso.

Entretanto, sabemos também que o momento de solucionar tais questões já se foi. Tudo aquilo que deveria ser dito, agora não há como falar. Outras coisas que lhe aparecem mais claramente, com o amadurecimento, também entram nesse grupo de seletas frases não ditas.

Mesmo assim, ainda nos questionamos sobre. Ainda pensamos e revisamos tudo o que passou. É como se assistissimos um confuso filme várias vezes para entender o sentido, a mensagem dele, os porquês, mas não encontramos solução.

Em meio a tudo isso, a pergunta que mais se faz (ou deveria ser feita) é: como fazer para parar de pensar sobre? Simples. Ocupe seu tempo com diversas atividades. Mantenha a mente distraída. Você não irá esquecer, mas evitará de ter uma obssessão pelas respostas que, te garanto, difícilmente virão.

"So bittersweet, this tragedy
 Won't ask for absolution
 This melody inside of me
 Still searches for solution"
(Guns 'n Roses - Better)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Procurando Babylon

Onde estará o reino de prosperidade e alegria, a Babilônia? Um lugar onde não há preocupações, tristeza, perdas e sofrimento. Um lugar de paz para todos, onde tudo é como deveria ser, de forma clara e justa. A grande utopia.

Para encontrar este reduto não é tão complicado quanto parece. A 'primeira' Babylon está dentro de nós. É necessário primeiro um equilíbrio natural. Estar de bem com nós mesmos. Se sentir recheado de prosperidade e calma. Não adianta morar no paraíso se o paraíso não mora em você.

A partir deste ponto, tudo tende, segundo as leis do universo, a girar conforme o desejado. É aquilo que muitos chamam de poder do pensamento. Pensar positivo para receber coisas positivas. É preciso, por mais que o mundo não os anime a tal.

Com o tempo, tudo passa a fluir e acontecer. As coisas se encaixam onde devem encaixar e você terá Babylon sem precisar fugir de onde está para isso. Você é capaz de criar a sua própria Babilônia, se tiver muita força de vontade para realizar isso.

"Baby
 I'm alive like a Rolling Stone
 Vamos pra Babylon
 Vida é um souvenir
 Made in Hong Kong
 Vamos pra Babylon"
(Zeca Baleiro - Babylon)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A beleza da cultura

A cultura, tal como a inteligência, é afrodisíaca. É prazeroso estar na companhia de alguém com quem possa se conversar sobre diversos assuntos, ter papos em um nível diferente do habitual, do comum. Algo que atrai e prende a atenção.

Quando é possível aliar cultura e inteligência numa mesma conversa é melhor ainda. O tempo corre muito mais depressa, passa sem que nós percebamos. Num mundo onde estamos acostumados ao medíocre e ao fútil, é agradável quando aparecem pessoas assim. Sente-se até falta quando se tem que encerrar o bate papo.

Gosto muito de momentos assim. Pena que, atualmente, não tenha tanta oportunidade em ter conversas 'diferentes' desta forma. De qualquer forma, serviu para dar um ânimo numa noite onde eu não esperava muita coisa. Foi bem melhor do que esperava.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sensível falta

Dia atípico de sexta-feira. Sem a presença de algumas figuras constantes na noite que inicia o fim de semana. Fui parar onde não estou acostumado a estar neste dia. Um dia que eu olho e penso: 'Mas, espera um pouco, está tudo errado'.

Estranha sexta-feira. Estraha, porém, boa. Sentar numa mesa ao ar livre, conversar com os amigos sobre assuntos supérfluos. Destrair um pouco a cabeça em meio aos tormentos corriqueiros do cotidiano. Fugir um pouco do comum.

Mesmo assim, faltava algo. Melhor, faltava alguém. Alguém que ainda nem conheço pessoalmente, mas que já parece fazer parte da minha vida por completo. Uma sensação diferente, engraçada. É como sentir saudades daquilo que ainda não se viveu. De qualquer forma, fez falta.

"No baú vai ser achado
 A sua estrela renascerá
 A janela tá aberta
 A casa é sua, pode morar
 Me falta alguém
 Falta alguém trazer prazer"
(Mombojó - Baú)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A7X

Já está definido meu próximo objetivo em 'shows que tenho que ir': Vem para o Brasil, em abril, o Avenged Sevenfold (A7X)! Após meses especulando se teria um show exclusivo deles, após eles tocarem no SWU, de já combinar com amigos de ir, hoje, chegou a boa nova.

O evento será dia 3 de abril, domingo, no Credicard Hall, em São Paulo. Já estou ansioso para ouvir, além das músicas do novo CD 'Nightmare', clássicas como 'Bat country', 'Almost easy', 'Afterlife', 'Gunslinger', 'Dear God', entre outras.

Que chegue, e logo, o fim de fevereiro para poder comprar o ingresso e já me garantir no show de umas das melhores bandas existentes atualmente. Agora, que venha o Avenged! Para quem ainda não conhece, 'Welcome to the family'!

"Hey kid! Do I have your attention?
 I know the way you've been living
 Life's so reckless, tragedy endless
 Welcome to the family"
(Avenged Sevenfold - Welcome To The Family)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Valioso

Ao que você dá mais valor na sua vida? Muitas pessoas irão falar família, amigos, emprego, outros falarão que são conquistas pessoais, como um carro, apartamento, roupas, entre outros bens meramente materiais. E a sua mente? O quanto você a valoriza?

O conhecimento é algo único e, de certa forma, individual. Você sempre possuirá uma bagagem única, com um conjunto de informações que ninguém terá. Algo que ao mesmo tempo que você soma todos os dias também pode ser dividido com o resto do mundo, sem que você sofra alguma perda por isso.

Valorize sim a família, os amigos, aquilo que nos enriquece por dentro. Mas valorize também o seu bem maior, sua mente. A beleza se vai com o tempo, os bens materias também podem ir embora em algum obstáculo desta vida.

Existe aquela frase clichê: 'dinheiro não compra felicidade, mas manda buscar'. Inteligência e conhecimento não se compram e não há dinheiro neste mundo que faça com que você compre isso. Ou você vai atrás, ou nunca terá.

"And cars, and phones, and diamonds rings, bling bling
 Those are only removable things
 And what about your mind, does it shine?
 Or are those things concerned you, more then you time?"
(Jack Johnson - Gone)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Momento poético - parte dois

Novamente, após quase três meses, não irei escrever sobre algo. Ficar me alongando em linhas e linhas sobre algum tema. Mais uma vez, vou deixar para os leitores um pouco mais de cultura. Algo que possa enriquecer a mente.


Hoje, escolhi um poema de Carlos Drummond de Andrade. Mineiro de Itabira, faleceu aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores de 'A Revista', responsável por divulgar o modernismo. Embora tenha sido um dos grandes nomes da literatura brasileira, exerceu a função de funcionário público.


Em sua cidade natal, seu nome foi dado a biblioteca e ao teatro da cidade. Em Porto Alegre, o poeta está representado na estátua 'Dois poetas, junto de Mário Quintana. Entretanto, a escultura mais famosa está localizada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a qual foi dada o nome de 'O Pensador'.

Apesar de ser muito lembrado pela poesia 'No Meio do Caminho': "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", escolhi outro texto para postar. É um pelo poema, intitulado 'Eterno'.

 E como ficou chato ser moderno.
Agora serei eterno.

Eterno! Eterno!
O Padre Eterno,
a vida eterna,
o fogo eterno.

(Le silence éternel de ces espaces infinis m'effraie.)

— O que é eterno, Yayá Lindinha?
— Ingrato! é o amor que te tenho.

Eternalidade eternite eternaltivamente
                   eternuávamos
                           eternissíssimo
A cada instante se criam novas categorias do eterno.

Eterna é a flor que se fana
se soube florir
é o menino recém-nascido
antes que lhe dêem nome
e lhe comuniquem o sentimento do efêmero
é o gesto de enlaçar e beijar
na visita do amor às almas
eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo
mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma
                                                força o resgata
é minha mãe em mim que a estou pensando
de tanto que a perdi de não pensá-la
é o que se pensa em nós se estamos loucos
é tudo que passou, porque passou
é tudo que não passa, pois não houve
eternas as palavras, eternos os pensamentos; e
                                                passageiras as obras.
Eterno, mas até quando? é esse marulho em nós de um
                                                mar profundo.
Naufragamos sem praia; e na solidão dos botos
                                                afundamos.
É tentação a vertigem; e também a pirueta dos ébrios.
Eternos! Eternos, miseravelmente.
O relógio no pulso é nosso confidente.

Mas eu não quero ser senão eterno.
Que os séculos apodreçam e não reste mais do que uma
                                               essência
ou nem isso.
E que eu desapareça mas fique este chão varrido onde
                                               pousou uma sombra
e que não fique o chão nem fique a sombra
mas que a precisão urgente de ser eterno bóie como uma
                                               esponja no caos
e entre oceanos de nada
gere um ritmo.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Reconstruindo

O ser humano tem uma necessidade natural de se refazer. Tomar outras formas, outros pensamentos. Reconstruir a partir de uma experiência, de uma tendência, de uma maturidade atingida. Essa capacidade de constante mutação é enorme.

É aquele típíco chavão: 'eu não sou o mesmo que fui ontem e amanhã não serei o mesmo de hoje'. Há momentos em que essa mudança é mais latente. Nesta oportunidade, é onde realizamos o exame de consciência. Silenciosamente, pensamos em tudo a se manter e ser mudado.

Hora de se afastar do mundo por um momento. Onde você pode pensar que já fez tudo que podia, que ainda falta, que você é único ou apenas mais um na multidão. Enfim, onde todas as dúvidas 'existenciais' nos penetram e nos fazem questionar.

Neste instante você deve parar e enxergar que esta é a verdadeira hora da mudança. Ver que é o tempo de buscar o novo, de se permitir a novas experiências, novas memórias. De voltar a existir e deixar um eu antigo e ultrapassado para trás. Se reconstruir para se renovar e buscar a vida.

"Sometimes I feel like it's all been done
 Sometimes I feel like I'm the only one
 Sometimes I wanna change everything I've ever done
 But too tired to fight and yet too scared to run
 And if I stop for a minute
 I think about things I really don't wanna know"
(Keane - Stop For A Minute Feat. K'naan)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sonhei

Sonho: Cientificamente é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, seria uma realização dos desejos. Em diversas religiões, significado de visões do futuro. Alertas para o que estaria porvir.

Com tantas correntes de pensamento sobre o sonho é difícil definir qual é o real significado de sonhar. Há quem ache que o sonho indica a necessidade de algo. Uma forma compensatória. Como se nossa mente nos informasse o que precisamos fazer para ter um equilíbrio.

Tem também quem pense que o sonho é um indicativo de sorte. Sonhar com tal animal é bom ou mau agouro. Muitas pessoas jogam no secular 'jogo do bicho' por causa deles. Se durante a noite veio ao insconciente um número de lápide, é bom sinal, por exemplo.

Há aqueles vivem sonhando com aquela situação que nunca aconteceu. Até sentem saudade disso por ter sonhado demais. Enfim, já diria Carlos Drummond de Andrade: "Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado".

Eu ainda creio que a fórmula aceitável é a de Freud. Sonhos são as realizações de desejos. Por vezes, de forma estranha, em que você, em uma visão primária não vai entender. Mas, quando buscar no subconsciente o significado dos símbolos que aparecem neste sonho, entenderá perfeitamente.

O triste é realizar estes desejos somente nos sonhos. Sonhando com que, um dia, o sonho deixe de ser sonhado para ser realizado. Portanto, trate de realizar seus sonhos para sonhar com algo novo, maior e melhor.

"Ai, meu Deus
 Falso sonho que eu sonhava
 Ai, de mim
 Eu sonhei que não sonhava
 Mas sonhei"
(Martinho da Vila - Um Sonho De Um Sonho)
[Samba-enredo da escola de samba Vila Isabel, em 1980]

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sábado do século?

Hoje era para ser o grande sábado. Reunião entre amigos para assistir a luta mais aguardada da história do UFC (Ultimate Fighting Championship). O UFC 126 teria o grande duelo entre o invicto e campeão Anderson Silva contra Vitor Belfort, dito por muitos como o único capaz de derrotar 'The Spider'.

O dia já anunciava, desde o início, que não seria bom. Ao começar por uma rinite que não se cura há 2 dias. Algo que me deixou mal, espirrando e com o nariz zoado durante todo o dia. Ao chegar a noite, é hora de renovar e se preparar para o espetáculo.

Vamos até o supermercado comprar o álcool necessário para brindar durante a grande noite. Fila de, pelo menos, vinte a trinta minutos. Espera com engradados de cerveja na mão. Enfim, vale a pena. Tudo para esperar pela luta.

Passados os tormentos, hora de suportar duas horas e meia de evento antes do chamado 'main event', a principal luta da noite. Todos quietos, hora do duelo da história. Vamos presenciar algo marcante na história do MMA (Mixed Martial Arts).

Após um dia desgastante. De espirros o dia inteiro. Ter que suportar duas horas e meia de lutas que não foram lá grande coisa. A luta, programada para cinco rounds de cinco minutos, durou apenas dois insignificantes minutos.

Pra piorar, o Belfort, para quem eu torcia, perdeu, mesmo estando melhor na luta. Tomou  uma 'pezada' no queixo e desabou. Mais dois socos e fim de luta. Depois de me lascar todo o dia, ver o Santos empatar com o Santo André, ainda vi o Vitor Belfort perder para o Anderson Silva.

Valeu apenas por estar todos reunidos e com cerveja para acompanhar. De resto, o sábado desastroso para mim, está longe de ser o do século. Ficará como um daqueles para ser esquecido. Ah não, Belfort!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Preconceito

O que é o preconceito? Na minha visão, preconceito é algo que todo mundo tem, mas ninguém assume para ser politicamente correto perante a sociedade. Além disso, somos hipócritas o suficiente para chamar o outro de preconceituoso numa tentativa ridícula de tentar disfarçar o nosso preconceito.

É feio, é errado, sim, mas não há como não existir. Nós somos formados com uma bagagem que tende a termos alguns receios em relação a determinadas classes na sociedade. Sempre tem alguém fazendo piada sobre a 'cor' do outro. Alguém que atravessa a rua para não passar na frente de algum mendigo. Sempre tem alguma coisa que o leva a uma atitude preconceituosa.

Preconceito nada mais é do que um conceito formado antes de você ter conhecimento de alguém ou de algo. Uma atitude discriminatória, mas que faz parte de qualquer ser humano. Não sejamos hipócritas de julgar alguém como preconceituoso. Primeiro, vamos pensar nas nossas atitudes antes de julgar alguém.

Por fim, o vídeo do Mundo Canibal que exemplifica bem os diversos tipos de preconceito existentes na nossa sociedade. Desafio a quem lê assistir e não achar engraçado a qualquer um dos quadros. Por favor, sem hipocrisia ou a falta de humor. Não coloco isso para discrimar, apenas para mostrar que qualquer um possui esse 'vírus' consigo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

100 anos em 90 minutos

Após o dia cinco de maio de 2010, eu ouvi de vários amigos corinthianos: 'O centenário não acabou, vai até o ano que vem. Nós ainda vamos ganhar em 2011'. Doce e triste ilusão de fanáticos. Como todos sabem, o fanatismo cega. Fica difícil enxergar a realidade.

O que aconteceu na noite da última quarta-feira não foi obra do acaso. Não foi algo surpreendente, tampouco vergonhoso. Foi apenas a 'coroação' de um trabalho que começou errado, mal projetado e fadado ao fracasso.

Nome não ganha título. Mesmo se ganhasse, o Corinthians não tem lá muito crédito se tratando em competições fora do país. Libertadores da América se conquista na técnica, na habilidade, sim mas, principalmente, na raça, na vontade. Isso só foi apresentado pelo Tolima, simpático clube da Colômbia.

É um time extremamente dependente e refém de um jogador visivelmente acima do peso. Ronaldo jogar o Paulista é uma coisa, jogar Libertadores é outra. O único jogador de meio-de-campo que joga pelo meio foi sacado do time. O melhor jogador em condições físicas que, por acaso, tem 37 anos, não atuou. Uma equipe que não joga um futebol, minimamente aceitável para seu status, desde que o Mano Menezes saiu. Oscilou demais e jogou pouco.

Além do que o melhor reforço foi anunciado apenas um dia antes do jogo decisivo. Pobre coitado, terá apenas o Paulista e o Brasileiro para jogar. Absurdo? Vergonha? Decepção? Não. Apenas um resultado mais do que previsível para um clube que não merecia estar na competição. Ridículo foi o Internacional, campeão da Libertadores de 2010, perder para o fraco Mazembe. O Inter é campeão mundial, era o favorito para chegar a final. Agora, o que é o Corinthians na Libertadores? Nada. Simples.

O abusrdo e a vergonha fica por conta da 'meia duzia de cinco ou seis' babacas que invadem CT pra quebrar carro de jogador, picham muros, esperam jogador no aeroporto para tacar ovos e distribuir porrada. Isso é vergonhoso. Um grupo de irracionais que não entendem que é um esporte. Acham que é guerra.

Enfim, foi merecido. Para um time que menosprezou o Brasileiro de 2010. Perdeu por conta própria. Fez pouco da Pré-Libertadores 2011. Achou que estava tranquilo, já pensava no Cruzeiro e Estudiantes. É Andrés, acordou pensando em Estudiantes e foi dormir pensando em Linense. Títulos no 'centenada', só se for no Carnaval de São Paulo ou o Paulista 2011. Senão, só em 2110-2111.

Por fim, não entendi a frase do Ronaldo: 'O gramado está péssimo. Não sei como deixam ter jogo num gramado assim. Mas não estou querendo arrumar desculpa'. Como assim? Se não quer arrumar desculpa, não vem falar do gramado depois do fim do jogo. Até porque o Grêmio jogou em um campo muito pior, contra um time semi-amador do Uruguai, e empatou com gols, resultado que classificaria a equipe paulista.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Meio incomum

O que você faz quando acontece uma situação que vai contra tudo aquilo que você pensava? Quando isso te faz pensar de uma outra forma, enxergar outro lado, como você reagiria?

Normalmente, eu seria inflexível. Poderia ter um breve momento de euforia pelo momento, mas logo me tornaria descrente e voltaria a minha posição de sempre, conservadora. Normalmente, mas este não é o caso.

Desta vez tenho vontade de desafiar o meu pensamento anterior. De arriscar um pouco mais. De ver no que vai dar. Atitudes longe de serem conservadoras, como eu seria em uma situação comum.

O incrível é que uma pessoa apenas conseguiu provocar essa série de mudanças. Aos poucos, faz cair por terra todos os muros e blindagens com as quais havia me cercado. Me assusta um pouco o fato dela conseguir isso sem muito esforço.

Mas, entretanto, não muda totalmente meu pensamento. Apesar do ímpeto em desafiar e arriscar, ainda sigo caminhando cuidadosamente. Calma é a palavra-chave numa situação tão incomum. Enquanto isso, aproveito o momento e torço para que no fim, tudo saia bem e como espero que seja.

Ainda assim, assusta. Mas, mesmo apreensivo, tenho gostado disso.

"A star up in the sky goes slowly passing by
 The lights below they spell out your name
 You're comfort on my mind and you're with me all the time
 And lot's of feelings that I can't explain"
(The Ataris - I Won't Spend Another Night Alone)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Continue

Continue, mesmo que tudo pareça ir contra. Persista nos seus objetivos. Sonhe e lute para realizar tudo que deseja. Mas, cuidado com o que sonhar. Lembre-se que você é do tamanho do seu sonho. Se almejar pouco, você será pouco.

Os empecílios tentarão te derrubar, pessoas também. A vida torna-se, por vezes, um obstáculo. Mas, continue. Se agarre naquilo que te faz forte, tenha fé e siga em frente. Afinal, se tudo fosse tão fácil, simplesmente não teria graça.

Mesmo quando toda esperança estiver escorrendo por entre seus dedos, continue. Acredite em você um pouco mais. Acredite na sua capacidade. Não perca as esperanças. Se conserte, se renove e siga. Um dia você chegará ao que tanto quer. Continue.

"When all you got to keep is strong
 Move along, move along like I know you do
 And even when your hope is gone
 Move along, move along just to make it through"
(The All American Rejects - Move Along

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Futuro

Hoje foi dia de desatar muitos nós. Alguns daqueles pequenos e bem apertados, do tipo que está ali só para causar uma imperfeição na linha. Após me livrar desses incômodos, o caminho ficou mais livre para traçar o futuro com mais clareza.

Acabou o momento de revolta e de conformismo. Aquela hora em que reclamamos de tudo, nossa crença é desafiada e perdemos a fé. Este instante chega ao final somente quando temos força de vontade para terminá-lo. Para mim, está na hora.

Novo ânimo. Nascendo devagar. Ainda um pouco tímido. Com o tempo isso há de se tornar grande e trazer bons frutos. Quando tudo parece escuro e fica difícil de enxergar, sempre aparecerá aquela luz para te guiar e te tirar do breu. Tempo de caminhar para o amanhã.

"When the last remaining light
 Was starting to filter
 It seemed the perfect time
 To step into the future"
(Plus 44 - Lillian)